Processo de Avaliação Seriada (PAS 2016) será aplicado neste final de semana – veja orientações

pasEstudantes inscritos na primeira e na segunda etapa do Processo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS 2016) farão as provas neste sábado e domingo (19 e 20 de novembro). Em Lavras, as provas serão aplicadas no câmpus da UFLA, Colégio Tiradentes e Unilavras. O PAS também será realizado em Alfenas, Contagem, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha. De acordo com a Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips), 8891 concorrentes farão as provas da 1ª etapa e 5226 estudantes realizarão a 2ª etapa. Outros 2.956 estão inscritos na 3ª etapa.

Trânsito na UFLA

Uma parcela significativa dos concorrentes inscritos no PAS fará as provas na UFLA: 3225 candidatos da primeira etapa e 2307 da segunda. Por isso, recomenda-se que os concorrentes se desloquem com antecedência, utilizando preferencialmente o caminho da Portaria 2 (das Goiabas, vindo pela estrada Lavras – Ijaci). A Portaria Principal também estará aberta neste sábado e domingo; já a portaria do Sind-UFLA permanecerá fechada.

A Diretoria de Processos Seletivos (Dips) disponibilizou vídeos com trajetos sugeridos para cada um dos prédios da UFLA onde serão aplicadas as provas do PAS 2016, que podem ser vistos no endereço abaixo:

Sugestão de Rotas – Locais de Prova (Câmpus UFLA)

Realização das provas

As provas terão início às 14 horas e duração de três horas e meia em cada dia. Os portões estarão abertos das 13 horas às 13h45. Não haverá, em nenhuma hipótese, tolerância para a entrada dos candidatos nos setores de realização das provas após o fechamento das portarias.

Para acessar o local da prova, é necessário apresentar o documento de identificação original com foto informado no ato da inscrição. É recomendável que o candidato também esteja munido com o Comprovante de Inscrição, que informa o local da prova. Para obter esse comprovante, o candidato deve: acessar o site www.ufla.br/pas; entrar em sua respectiva etapa; e acessar o link Comprovante de Inscrição, informando seu CPF e data de nascimento.

Biologia, Física, Matemática e Química são as disciplinas cobradas no primeiro dia; Geografia, História, Filosofia/Sociologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação integram o conteúdo das provas do segundo dia, tanto para a primeira quanto para a segunda etapa.

Para realizar as provas, o candidato deverá portar somente canetas com corpo transparente de tinta escura azul. Como não será permitido o empréstimo de materiais, os estudantes podem levar várias canetas. Objetos eletrônicos, como telefones celulares, tabletspendrives, fones de ouvido, relógios, alarmes de carros e outros, estão proibidos, assim como quaisquer outros materiais escolares. Adereços como bolsas, carteiras, óculos escuros, bonés e qualquer tipo de chapéu também têm uso vetado durante as provas. O candidato poderá levar lanche e água (em garrafa transparente sem rótulos).

Sobre o PAS

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas. O candidato deve realizar cada uma delas ao final de cada ano do Ensino Médio. As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na 1ª etapa, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio; e na 2ª etapa são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª etapa é considerada a nota do Enem (desde que realizado no ano em que o estudante completa o triênio).

Em cada um dos três anos, o concorrente do PAS deve renovar sua inscrição nas sucessivas etapas. São reservadas 40% das vagas ofertadas pela UFLA, no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos provenientes desse processo.

Mais informações: