Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia recebeu pesquisador ligado à Ohio State University

ohio3O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), avançando em suas ações de internacionalização, recebeu durante esta semana o pesquisador Eric Mukundi Maina, ligado à Ohio State University (localizada nos Estados Unidos). Ele proferiu palestra, ministrou curso e visitou departamentos e setores a UFLA, interagindo com professores e estudantes.

O pesquisador trabalha com a área de bioinformática, recurso estratégico que permite analisar e interpretar um extenso conjunto de dados biológicos por meio da tecnologia. Ele compartilhou sua experiência, inicialmente, por meio da palestra “An introduction to bioinformatics”, que teve a participação de cerca de 50 pessoas na segunda-feira (7/11). No mesmo dia, iniciou as atividades do curso “Hands on: RNA_SEQ Analysis”, que teve duração de três dias e voltou-se principalmente aos estudantes do Programa. Quinze deles participaram.

Para o pós-graduando Gabriel Castanheira Guimarães, o curso trouxe um diferencial importante. “Trata-se de uma técnica ainda não muito utilizada no Brasil, de alto custo, mas amplamente empregada nos Estados Unidos. Quando o Brasil avançar na área, já teremos o diferencial de conhecer sobre o assunto”, avalia.

ohio2Eric Mukundi Maina é natural do Quênia e atualmente é pesquisador visitante na Ohio State University, onde trabalha diretamente com o professor Erich Grotewold, com quem o Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA possui parcerias já consolidadas. A pesquisadora da Embrapa ligada ao Programa, Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa, explica que desde 2006, quando fez seu pós-doutorado na instituição americana, estabeleceram-se parcerias entre as duas organizações (UFLA e Ohio State University). Desde então, 15 estudantes da UFLA já estiveram em Ohio. Além disso, há o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, com benefícios mútuos.

Sttela relata que, na semana anterior, uma equipe da Ohio State University esteve no Brasil, no Centro de Café Alcides Carvalho/ Instituto Agronômico de Campinas (IAC), para reuniões que tiveram como pauta o debate sobre o resultado de pesquisas conjuntas. Maina participou dessa programação e, a convite do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, estendeu sua permanência no País para atividades na UFLA. “É a primeira vez que venho ao Brasil e me senti em casa: as pessoas são amigáveis e receptivas. Lembra bastante meu país”, comentou.

ohio1
Eric Mukundi Maina, ao centro da foto, acompanhado de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia.

Sobre o Programa

Ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia estão vinculados atualmente 24 professores e 3 pesquisadores. A professora Maria Laene Moreira de Carvalho é a atual coordenadora adjunta. São três linhas de pesquisa na área de produção vegetal. Saiba mais em http://www.prpg.ufla.br/fitotecnia/