Curso de Agronomia da UFLA promove ações de mobilidade internacional com países do Mercosul

Por meio da coordenação do curso de Agronomia e Diretoria de Relações Internacionais, seis estudantes participam do programa de mobilidade com países do Mercosul

Em 2013, o curso de Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi certificado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-Sul), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. Trata-se de uma garantia pública, entre os países do Mercosul, que o curso acreditado tem elevado nível acadêmico e científico, conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais.

Desde então, o curso incentiva o intercâmbio estudantil por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca).

Neste período letivo, a UFLA recebe três estudantes vindos da Universidad Nacional de Tucumán e Universidad de La Plata (Argentina) e da Universidad de la Republica (Uruguai). E três estudantes de Agronomia da UFLA participam de intercâmbio na Universidad Mayor Real y Pontifícia San Francisco Xavier de Chuquisaca e Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (Bolívia) e Universidad Nacional de La Plata (Argentina).

Para a coordenadora do curso de Agronomia, professora Flávia Barbosa Silva Botelho, a participação no Programa Marca incentiva a integração internacional, sendo que a permanência por um período letivo na Universidade parceira amplia as fronteiras do conhecimento técnico e cultural dos estudantes participantes. Além disso, fortalece o curso de referência, ampliando a troca de experiências, a produção acadêmica, os projetos de pesquisa e extensão.

O curso também incentiva outros programas de internacionalização. Em 2014, mais de 40 alunos do curso de Agronomia realizaram intercâmbio estudantil com instituições estrangeiras, em mais de 21 países. Em 2015 e 2016, já foram registradas experiências de intercâmbio de 32 estudantes.

Apenas no Programa Marca, entre 2013 e 2014, a Universidade recebeu oito estudantes de outros países e 10 estudantes da UFLA participaram do processo de mobilidade acadêmica.

Estudantes de agronomia durante treinamento prático

O curso de Agronomia – o primeiro da Escola Agrícola de Lavras – ESAL (1908), foi um dos pilares para que a Instituição fosse reconhecida no País e internacionalmente como uma das protagonistas na produção de conhecimento e tecnologias voltadas para o fortalecimento da agricultura tropical.

Atualmente, mais de 1000 estudantes estão regularmente matriculados no curso de Agronomia, que recebe em média 100 calouros a cada período letivo, oriundos de diferentes regiões do Brasil.

Além de ser acreditada pela Arcu-Sul – Mercosul, o curso de Agronomia da UFLA apresenta conceito Enade (4) – indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Recebe cinco estrelas da avaliação anual do “Guia dos Estudantes”, publicação da Editora Abril dirigida a sociedade em geral para orientar na escolha do curso superior.

Em setembro, o curso de Agronomia da UFLA foi classificado, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), como o terceiro melhor do Brasil. Nesse ranking é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. A coordenadora do curso, professora Flávia Botelho, relatou que a classificação é fruto do esforço, dedicação e trabalho de todos os docentes, estudantes e técnicos administrativos envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.