Tese de professor da UFLA é considerada uma das melhores da USP

Professor Marcelo Vieira Filho do Departamento de Engenharia da UFLA
Professor Marcelo Vieira Filho do Departamento de Engenharia da UFLA

O professor Marcelo Vieira Filho, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), foi contemplado com o prêmio de melhor tese de doutorado no Programa de Meteorologia do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), além disso, recebeu menção honrosa no prêmio de melhores teses USP, defendidas entre os anos 2014 e 2015, na grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Marcelo tomou posse na UFLA em junho de 2016. O seu doutorado, pelo Programa de Meteorologia na área de química atmosférica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP foi realizado entre agosto de 2011 e dezembro de 2015.

A tese do professor teve o propósito de aprofundar o conhecimento e dimensionar as incertezas a respeito do ciclo biogeoquímico do nitrogênio, com foco específico nas emissões do gás amônia e suas implicações em ecossistemas. “A partir dos resultados de minha dissertação de mestrado no ano de 2011, pode-se observar um aumento significativo da participação das espécies NHx na deposição atmosférica de São Paulo. No intuito de contextualizar a participação destas espécies, iniciou-se o projeto de pesquisa que culminou em minha tese de doutorado intitulada: Compostos atmosféricos nitrogenados na atmosfera de São Paulo: aspectos ambientais e termodinâmicos, com a orientação da professora Adalgiza Fornaro”, relata.

Para o professor, as premiações valorizam o seu esforço ao longo dos anos como pós-graduando, além de fortalecê-lo como docente. “Tenho muito a agradecer a equipe fantástica que me apoiou. Eu sempre almejei construir e partilhar conhecimento e tornar-me um professor universitário. Olhando para o futuro, vejo que receber essas premiações como docente da UFLA me motivam ainda mais a continuar trilhando pela carreira científica no meu país”, comenta.

Texto: Camila Caetano: jornalista/ bolsista UFLA.