Dissertação da UFLA conquista primeiro lugar no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

O professor Heitor Costa e a autora da dissertação premiada Mariana Santos

O XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software – SBQS 2016 – foi uma edição especial para a ex-aluna Mariana Santos, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Defendida em 2015, sob a orientação do professor Heitor Costa e coorientação do professor Paulo Henrique Bermejo (DCC/UFLA), “Um estudo quantitativo para caracterização da qualidade interna de sistemas de software orientados a objetos Open-Source foi selecionada como a melhor dissertação no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS).

A premiação foi entregue durante o SBQS, realizado de 24 a 26 de outubro, em Maceió. O evento integra a reunião anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software.

O professor Heitor Costa recebe, em nome da ex-aluna Luisa Hernández, o certificado pelo segundo lugar na categoria Artigos Científicos

Presentes na cerimônia, o professor Heitor Costa e a ex-aluna Mariana Santos receberam o prêmio, sendo agraciados com um certificado. “O prêmio foi um reconhecimento da comunidade científica de qualidade de software ao trabalho realizado e ficamos muito felizes em receber”, considerou o professor.

Para Mariana Santos, ganhar o prêmio de melhor dissertação foi muito gratificante. Ela explica que fez o mestrado trabalhando como analista de sistemas em uma startup, sendo uma jornada desafiadora e, ao mesmo tempo, enriquecedora para sua formação profissional. “O prêmio representou todo esse esforço, em conjunto com os meus orientadores, para que o trabalho saísse da melhor maneira possível e que pudesse trazer uma contribuição positiva para a área de qualidade de software. Foi o fechamento de um ciclo muito importante da minha vida, em que pude aprender mais sobre qualidade de software e aplicar esses conceitos no meu dia-a-dia. Foi uma oportunidade única ter feito a graduação e o mestrado na UFLA, na cidade em que nasci e cresci, perto da minha família e dos meus amigos”, considerou.

Além disso, Luisa Hernández, ex-aluna de Mestrado em Ciência da Computação da UFLA, orientada pelo professor Heitor Costa com a colaboração do professor Paulo Parreira Júnior (DCC/UFLA), recebeu o segundo lugar na categoria Artigos Científicos, com o artigo intitulado “API Recommendation System for Software – Game Category”.

Ainda no evento, a mestranda Camila Bastos – do Programa Ciência da Computação da UFLA, também orientada pelo professor Heitor Costa (DCC/UFLA), apresentou sua proposta de dissertação a uma banca examinadora, composta renomados pesquisadores na área de Qualidade de Software do Brasil. De acordo com o orientador, a proposta foi muito elogiada.

Segundo Camila, “essa apresentação e as ponderações feitas pela banca podem ajudar na minha defesa de dissertação, deixando-me mais segura no assunto e tornando o meu trabalho mais completo”. Além disso, Camila apresentou o artigo científico intitulado “Aplicação da Técnica Análise de Acessibilidade para Detecção de Métodos Mortos em Sistemas de Software Orientados a Objetos”.

Outros artigos foram apresentados no SBQS:
– Análise de Ferramentas CASE quanto às Boas Práticas para Modelagem de Software com UML – Autores: Warteruzannan Cunha (UFG – Campus Jataí), Heitor Costa e Paulo Parreira Júnior (DCC/UFLA).

– Uma Metodologia para Reestruturação de Sistemas de Software Orientados a Objetos – Autores: Danilo Santos (mestrando Ciência da Computação da UFLA), Paulo Júnior e Heitor Costa (DCC/UFLA)

Destaque CBIE 2016

O professor Paulo Júnior também foi destacado no Concurso de TCC, Dissertações e Teses do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), realizado em Uberlândia, de 24 a 27 de outubro. O professor foi orientador do TCC que conquistou o prêmio de segundo melhor TCC em Informática da Educação, com o trabalho de Lucas Rodrigues, intitulado “UP4EG: Um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais Digitais”.

Para o professor, “é gratificante observar que crescimento intelectual obtido pelo aluno ao longo de seu período de iniciação científica culminou em um prêmio como esse. Isso mostra que, com dedicação e persistência, é possível desenvolver trabalhos de qualidade mesmo durante o processo de graduação”.

Além do prêmio, Lucas apresentou um artigo científico referente ao seu TCC, tendo como colaboradores o professor Heitor Costa (DCC/UFLA) e a professora Ana Carolina, da UFG/Regional Jataí.