Cafeteria Escola da UFLA abre as portas com proposta inovadora

O Café da UFLA em grande estilo: Cafeteria Escola e Café CAFESAL

Projeto promovido pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), a Cafeteria Escola da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – CAFESAL – foi inaugurada na última quarta-feira (5/10), apresentando um novo conceito  para a comunidade da UFLA e do município de Lavras e região. O café servido é fruto das lavouras experimentais da Universidade e será vendido para a comunidade. O nome da cafeteria e do café – CAFESAL – prestam homenagem à Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL – início de nossa história.

A Cafeteria Escola visa à qualificação de estudantes, professores, funcionários e comunidade externa no preparo e consumo de cafés de qualidade. A sua proposta é diferente e o seu horário de funcionamento também. A cafeteria vai funcionar em dias e turnos alternados, oferecendo serviço convencional de cafés para o público e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas. Para saber a programação semanal, basta acessar a página da cafeteria no Facebook.

A vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho, o coordenador da Inovacafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior e professores ligados a temática café na UFLA inauguram oficialmente o novo espaço

Durante a inauguração, foram servidos 2.500 cafezinhos, totalizando a degustação de 125 litros da bebida. O café servido é produzido na UFLA e beneficiado na InovaCafé, seguindo as orientações para uma bebida de qualidade diferenciada.

Referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação na temática café, a Cafeteria Escola CAFESAL servirá de laboratório para uma formação diferenciada e complementar dos estudantes da UFLA.

Confira alguns dos serviços que serão oferecidos pela cafeteria:

• Venda do café produzido pela InovaCafé (CAFESAL), grãos torrado ou moído;
  • Venda de café espresso, cappuccino e outras bebidas à base de café;
  • Degustações comentadas de cafés;
  • Treinamentos sobre técnicas de preparo e bebidas à base de café;
  • Eventos sobre café e espaço aberto para eventos da comunidade;

Poesia & Café

Escritor Carlos La Terza apresenta sua obra em filtros de café reutilizados

Quem visitou a cafeteria conferiu o trabalho do escritor Carlos La Terza. O autor do livro “Leite de Pedra” apresentou sua obra que é feita de forma artesanal e reúne poesias datilografadas em filtros de café reutilizados. Os filtros usados para fazer o café que foi servido durante a inauguração foram doados ao autor que criou o projeto “Leitura Sustentável”. O projeto inclui o lançamento de livros com poesias de autores mineiros utilizando somente o filtro de café reutilizado como matéria-prima.

A Cafeteria CafEsal servirá como ponto de coleta de filtros de papel, assim os estudantes e a comunidade poderão entregar o material no local, que depois será destinado ao poeta para confecção dos livros.

CAFESAL é uma homenagem à Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL)
Novo espaço de confraternização e treinamento - UFLA inovando mais uma vez na temática café
Novo espaço de confraternização e treinamento – UFLA inovando mais uma vez na temática café
Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé)