Nequi realiza o II Simpósio Mineiro de Equinocultura na UFLA

equino

O Núcleo de Estudos em Equideocultura (Nequi) do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará em novembro o II Simpósio Mineiro de Equinocultura e III Curso Teórico Prático do Cavalo Esportivo, com o tema central “Oportunidades no complexo do agronegócio do cavalo“.

O evento tem o objetivo de promover um espaço para discussão de informações atuais e inovadoras sobre nutrição, produção, bem estar e treinamento de equinos, a fim de atender aos anseios da comunidade acadêmica, criadores e profissionais da área, além de determinar pontos críticos na equideocultura brasileira. Interessados deverão se inscrever no site:www.nequi.com.br.

Destaques da programação do evento:

24/11:

8h – 10h30: Solenidade de abertura e comemoração dos 10 anos do Nequi

13h – 14h30: Palestra – Novas perspectivas do Complexo do Agronegócio Cavalo no Brasil e MG
Palestrante: Roberto Arruda de Souza Lima (eng. agrônomo, professor ESALQ/USP)
Moderador: José Augusto Lima Freitas (zootecnista, professor titular DZO/UFLA)

14h30 – 15h30: Palestra – Genética molecular como ferramenta para caracterização e seleção de equinos
Palestrante: Silvina Díaz (Licenciatura em genética, professora UNLP/ pesquisadora CONICET – Argentina)
Moderadora: Sarah Laguna Conceição Meirelles (zootecnista, professora Adjunta DZO/UFLA)

16h – 17h: Palestra – Avaliação biomecânica em equinos marchadores
Palestrante: Alessandro Moreira Procópio (med. veterinário, estudante pós-doutorado Zootecnia/UFLA)
Moderador: Raquel Silva Moura (med. veterinária, professora adjunta DZO/UFLA)

17h – 18h30: Mesa-redonda sobre produção de equinos
Moderador: Tiago Garcia (med. veterinário, presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador)

25/11:

8h – 9h30: Palestra – Forrageiras recomendadas para uso no sistema brasileiro de produção de equinos
Palestrante: José Luiz Domingues (eng. agrônomo, consultor J.L.Domingues)
Moderadora: Carla Ávila (eng. agrônoma, professora adjunta DZO/UFLA)

10h – 11h: Palestra – O Bem-estar dos cavalos atletas e os centros de treinamento
Palestrante: Rodrigo Sarkis Costa (med. veterinário, Escola Tapayu Ativ. Equestre/DF)
Moderador: Sérgio Bambirra (med. veterinário, professor adjunto DMV/UFLA)

11h – 12h: Palestra – Bem estar no treinamento do cavalo PSI
Palestrante: Guilherme Santos (med. veterinário, Centro Treinamento Vale do Itajara)
Moderador: Lineu Machado (med. veterinário, Centro Treinamento Vale do Itajara)

13h30 – 14h30: Palestra – “Super fibras” na nutrição de equinos atletas
Palestrante: Paula Gomes Rodrigues (zootecnista, professora DZO/UFS)
Moderador: José Camisão de Souza (med. veterinário, professor titular DZO/UFLA)

14h30 – 15h30: Palestra – Reposição eletrolítica do cavalo esportivo
Palestrante: Pablo Trigo (med. veterinário, professor UNLP/ CONICET – Argentina)
Moderador: Francisco Duque de Mesquita Neto (veterinário, professor associado DMV/UFLA)

16h – 17h30: Mesa-redonda sobre nutrição e produção de equinos
Moderadora: Adalgiza Souza Carneiro de Rezende (med. veterinária, professora titular – Escola de Veterinária/UFMG)

equino_2

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com a colaboração de Thays Alves Matos Monteiro– bolsista Proat/Ascom.