Trabalhos do Departamento de Ciência da Computação da UFLA ficam entre os melhores no Congresso Brasileiro de Software

dcc

Três trabalhos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA) foram premiados no Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), um dos principais eventos realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações na área de software. Este ano, o CBSoft foi realizado em Maringá/PR entre os dias 19 e 23 de setembro.

O CBSoft integra quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software: XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software; XX Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação; X Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software; Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado, além de vários Workshops, tais como o Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software.

O professor do DCC/UFLA Ricardo Terra é coautor do artigo ‘Inferência de Tipos em Ruby: Uma comparação entre técnicas de análise estática e dinâmica’, com os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sérgio Miranda e Marco Túlio Valente, e também do artigo ‘Especificação Modular de Restrições Arquiteturais’, que tem coautoria de Sândalo Bessa e Marco Túlio. Os dois artigos foram premiados como o melhor trabalho no Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM) e segundo melhor artigo no Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS), respectivamente.

dcc
Premiação dos artigos Inferência de Tipos em Ruby: Uma comparação entre técnicas de análise estática e dinâmica e Especificação Modular de Restrições Arquiteturais

O SBCARS é um simpósio que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com interesses em engenharia de software baseada em componentes, arquitetura e reuso e outros tópicos correlatos. O VEM, por sua vez, tem como objetivo integrar as comunidades das áreas de visualização, manutenção e evolução de software.

No SBCARS também foi premiado em terceiro lugar o artigo ObasCId: An Ontologically-Based Approach for Concern Identification and Classification do professor do DCC/UFLA Paulo Afonso Parreira Júnior, que trata-se de uma abordagem para identificação dos principais interesses (objetivos) de um software e da maneira como eles se relacionam, visando à melhoria de seu processo de desenvolvimento e manutenção. “Este reconhecimento é um indicativo de que a proposta do trabalho é coerente e relevante e que pode gerar novos bons frutos no futuro”, relata o professor Paulo.

Premiação do artigo ObasCId: An Ontologically-Based Approach for Concern Identification and Classification

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.