Curso “Repensando os clássicos da interpretação do Brasil” terá início do 2º módulo em 4/10

livrosComeça na terça-feira (4/10) o segundo módulo de curso de extensão “Repensando os clássicos da interpretação do Brasil”, coordenado pelos professores do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) Marcelo Sevaybricker Moreira e Conrado Pires Castro. Serão 12 encontros presenciais, com 3 horas de duração cada um. Os encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, das 14 às 17 horas, no anfiteatro do DCH.

Podem participar das atividades tanto membros da comunidade acadêmica da UFLA quanto da comunidade externa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo SIG Eventos. O objetivo dos organizadores é oferecer formação complementar a todos os interessados no tema, especialmente a professores da região que lecionam conteúdos da área de Ciências Humanas (História, Geografia, Literatura, Sociologia, Filosofia), por meio de uma releitura de obras clássicas de interpretação da formação da sociedade e do Estado brasileiros. Trata-se de um conteúdo que permite analisar também o presente do país e seus possíveis desdobramentos.

O primeiro módulo do curso foi realizado em maio deste ano e tratou de obras clássicas sobre o período compreendido entre a Independência do País e a Revolução de 1930. Na próxima etapa, estarão na programação obras e autores que pautaram o debate sobre os destinos do país no período que se estende entre a crise da Primeira República até o desenlace do colapso do pacto populista, com o golpe civil-militar de 1964.

Confira o conteúdo detalhado do módulo. A participação nas atividades desse segundo módulo não está condicionada à participação no primeiro módulo.

Os participantes que registrarem presença em pelo menos 75% dos encontros do módulo receberão certificado. Há reserva de vagas específicas a professores do ensino médio de escolas de Lavras e região

O curso integra as ações do projeto “Sociologia & Política – Grupo de Extensão e Pesquisa do DCH/UFLA”. Os interessados em saber mais sobre o curso podem entrar em contato com os responsáveis por meio do blog  http://gruposociologiaepolitica.blogspot.com.br  ou pelos e-mails dos professores coordenadores: marcelomoreira@dch.ufla.br e/ou conrado@dch.ufla.br.

Acesse o cartaz de divulgação.