Prazo de inscrição para o PAS é prorrogado até 21/9

Os candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS) terão mais alguns dias para realizarem a inscrição: o prazo foi prorrogado até as 23h59 do dia 21/9/2016, de acordo com o Edital Dips/UFLA 226/2016. O novo prazo é válido para os candidatos que farão a 1ª, 2ª ou 3ª etapa neste ano.

A página de inscrição está disponível nos endereços: www.dips.ufla.br e em www.ufla.br/pas.

O pagamento da taxa de inscrição (de R$ 110,00 para a 1ª e a 2ª etapa, e de R$ 55,00 para a 3ª etapa) deve ser feito até o dia 22/9/2016, por meio do boleto bancário. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária no Brasil, em postos de autoatendimento, via internet ou casas lotéricas, obedecendo aos critérios estabelecidos no edital e nesses correspondentes bancários.

Atendimento especial para realização das provas

Aqueles candidatos que solicitarem qualquer tipo de atendimento especial (1ª e 2ª etapa) deverão preencher um formulário específico, que deverá ser impresso, preenchido, assinado e encaminhado à Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips). Ao formulário, deverá ser acrescentado laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência.

Candidatas lactantes que tenham necessidade de amamentar durante a realização das provas também devem solicitar atendimento especial. No formulário para esse fim, deverão ser indicados os dados da criança e o nome, número do documento de identidade e CPF de um acompanhante adulto (que ficará responsável pela guarda da criança durante a realização das provas). O formulário, juntamente com cópias da certidão de nascimento da criança e dos documentos do acompanhante indicados no formulário, deverão ser enviados por Sedex ou entregues na Secretaria da Dips.

O endereço para envio de documentação por Sedex é o seguinte:

Diretoria de Processos Seletivos – DIPS, Centro Administrativo da UFLA, Câmpus Universitário, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000, Lavras/MG.

A data de postagem deve ser até o dia 23/9/2016. Até essa mesma data, os documentos também podem ser entregues na Secretaria da Dips, das 8 às 11h30 e de 14 às 17h30.

Para garantir o direito de fazer a prova após o pôr do sol, o candidato sabatista deverá encaminhar atestado comprobatório de sua confissão religiosa, emitido pelo representante devidamente qualificado da comunidade religiosa à qual está filiado. A entrega dessa carta deve ser feita à Dips ou mediante carta registrada com aviso de recebimento (AR) com data de postagem até 23/9/2016.

Os candidatos sabatistas realizarão as provas em Lavras, em local designado pela Dips. Deverão comparecer ao local de provas no sábado, no mesmo horário dos demais candidatos, entre 13 e 13h45.  No local, ficarão sob fiscalização e incomunicáveis até as 19h30, quando iniciarão a prova. No domingo (segundo dia de provas), o candidato realizará as provas também em Lavras, no local indicado no Comprovante de Inscrição, no mesmo horário dos demais candidatos.

Os demais itens do Edital 222 (1ª etapa), Edital 223 (2ª etapa) e Edital 224 (3ª etapa) permanecem inalterados.

Acesse aqui o Edital de Retificação Dips 226/2016.

Sobre as provas

As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro, nas seguintes cidades: Lavras, Alfenas, Contagem, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia. Já a terceira etapa é correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, ao se inscrever na terceira fase do PAS, o candidato deverá fornecer o seu número de inscrição no Enem 2016.

Renovação de inscrição

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição no ano em que fará cada uma das etapas, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos (Dips). A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do grupo no qual estiver inscrito. O candidato da terceira etapa, além de renovar sua inscrição nessa última etapa, precisa estar inscrito no Enem.

Ao se inscrever para a primeira etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Durante a inscrição, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Processo de Avaliação Seriada da UFLA

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada ao final de cada ano do Ensino Médio. A UFLA destina 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas no primeiro semestre letivo de cada ano, aos candidatos provenientes do PAS.

As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na primeira, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na terceira etapa do processo será considerada a nota do Enem.

A pontuação geral do candidato é obtida pelo somatório das três etapas, com os seguintes pesos: 25% para a primeira; 35% para a segunda; e 40% para a terceira.

Os candidatos que já realizaram as duas primeiras etapas deverão fazer a inscrição para a terceira, como previsto no Edital. Nessa fase, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Vagas reservadas

Em cumprimento à Lei nº 12.711, de 29/8/2012 (Lei de Cotas), regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012 e pela Portaria Normativa nº 18, de 11/10/2012, do Ministro de Estado da Educação, é feita reserva de vagas, por curso, para os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.