Estudantes da UFLA participaram do Encontro Mineiro de Empresas Juniores em Juiz de Fora

emej 2016
Estudantes da UFLA durante Encontro Mineiro de Empresas Juniores

Quatro empresas juniores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) marcaram presença, entre 1º/9 e 4/9, do Encontro Mineiro de Empresas Juniores. Dos 500 congressistas presentes no evento, realizado na cidade de Juiz de Fora/MG, 42 eram estudantes da UFLA.  Participaram a Consea Jr., do curso de Engenharia de Alimentos; a Jurídica Jr., do curso de Direito; a Preserva Jr., do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e a UFLA Jr., do curso de Administração.

O congresso é o maior fórum de fomento ao empreendedorismo universitário de Minas e o segundo maior evento do Movimento Empresa Júnior Brasileiro. A organização é feita pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), com a atuação de uma comissão de universitários. A edição de 2016 envolveu atividades imersivas: palestras, dinâmicas, momentos de reflexão e discussão, comemorações e interação entre os participantes.

Com o tema ‘’Ser MEJ: o crescimento está em seu DNA’’, a programação do Emej esteve dividida em três momentos: o primeiro – “Eu maior” – que teve o objetivo de levar o empresário júnior ao autoconhecimento e ao entendimento do quão fundamental ele é para que as transformações sociais aconteçam. O segundo, chamado “Nós Maiores”, foi mais voltado para a abordagem do poder coletivo. Já o momento “Minas Melhor” foi focado no potencial de transformação social.

Para a diretora-presidente da Associação de Empresas Juniores da UFLA (Assej)*, Tamires Vicente Dias, o evento teve alto poder de mobilização. “Foi sensacional, principalmente pela eficiência em provocar em nós a autorreflexão. Fiquei muito tocada e percebi o quanto podemos transformar as coisas e o quanto somos responsáveis por um mundo melhor. A programação despertou em nós muita vontade de agir. Vimos também que há muitas pessoas inconformadas, dispostas a transformar a realidade. O encontro foi muito positivo para nosso posicionamento pessoal e, com certeza, isso trará reflexos para as empresas juniores das quais fazemos parte”, avalia.

*Na UFLA, há a proposta de que a Assej se transforme em Conselho de Empresas Juniores, estrutura ligada à Proec (ainda dependente de trâmites junto ao Conselho Universitário).

A Fejemg
A Fejemg é um dos maiores pólos de empreendedorismo universitário do país e tem como objetivo representar, desenvolver e integrar as empresas juniores do estado. Com mais de 20 anos de atuação e 61 empresas federadas, é considerada a maior federação de empresas juniores do mundo.

Com informações de  Giulya Carvalho de Almeida, bolsista DCOM/DIR/DAE.