Programação cultural da Semana de Ciência, Cultura e Arte tem início com a apresentação de bandas

bandasNa sexta-feira (2/9), teve início a programação cultural da Semana de Ciência, Cultura e Arte – que celebra os 108 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a participação da Corporação Musical Euterpe Operária e da Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). As bandas se apresentaram no Salão de Convenções, com repertório de produções nacionais internacionais que agradou o público presente.

Corporação Musical Euterpe Operária

A apresentação, sob a regência da professora Andressa Cristina Ribeiro, incluiu Pout Porri Roupa Nova; Música Suave (Roberto Carlos); Badinage (Harold L. Walt); Against al Odds (Phil Collins); Bolero de Ravel (Arranjo de Severino Araújo) e Mambo nº 8.

No mês em que a UFLA comemora seus 108 anos, a Corporação Musical Euterpe Operária celebra 106 anos

A Banda Musical Euterpe Operária surgiu após uma reunião realizada em 1910 na redação do jornal “O Operário”, durante a qual foi discutida a necessidade de formação de uma corporação musical composta por operários.  A estreia oficial da banda ocorreu em 24 de setembro de 1910. Atualmente, a banda é composta por 30 músicos, havendo ainda 30 alunos da escola de aprendizes. O objetivo da Corporação é a promoção da cultura, por meio da arte musical, aliada ao  trabalho social de formação dos músicos: a iniciativa promove profissionalização e a inserção no mercado de trabalho.

Banda de Música da 6ª Região da PMMG

A apresentação foi marcada por repertório e execução primorosos. Entre as peças: Emoções (Roberto Carlos – com arranjo: 1º Ten Pm Músico Garcia); Planeto Sonho (Flávio Venturini – arranjo Marcílio); Maria Maria (Milton Nascimento – Arranjo: 2º Sgt Pm Josúe); Alternative Festival (Pout-Pourri De Temas De Filmes, Arranjado Para Banda de Música Pelo 2º Ten Pm Músico Eleônio; Abba Gold (Pout-Pourri de Músicas do Grupo Abba, Arranjado Para Banda de Música por Ron Sebreghts); King of Pop (Pout-Pourri de Músicas de Michael Jackson, com arranjo para Banda de Música pelo sub tenente Wladimir).

Com um histórico que se iniciou em Lavras em 1934, quando ainda era a Banda de Música do 8º Batalhão de Polícia Militar, a Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar ganhou essa nova denominação em 2014. Constituindo um elo entre a Polícia Militar e a comunidade, a banda é considerada patrimônio cultural da Corporação e de toda a região. Ela tem seu papel no apoio às atividades de relações públicas da instituição e na promoção da Segurança Pública. Vinte e quatro músicos integram hoje a banda, sob a regência do 2º Ten. Emerson Sebastião de Oliveira. O auxiliar de regência é o 2º Ten. Samuel Joaquim de Sousa. A escola de aprendizes a ela ligada tem atualmente 30 alunos.

Texto com a colaboração da jornalista Ana Eliza Alvim.

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.