Celebração 108 anos: Bandas Euterpe Operária e da 6ª Região da PMMG se apresentam nesta sexta (2/9) na UFLA

bandasO primeiro dia de programação da Semana de Ciência, Cultural e Arte – que celebra os 108 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – terá a participação da Corporação Musical Euterpe Operária e da Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). As bandas vão se apresentar no Salão de Convenções, às 19h desta sexta-feira (2/9). O público será presenteado com mais dez canções, em um repertório de produções nacionais  internacionais.

Toda a comunidade de Lavras e região está convidada a participar do evento. É recomendado aos interessados que garantam seus ingressos, retirando-os na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (no Centro Administrativo do câmpus da UFLA), das 8h às 18h. Caso haja ingressos disponíveis no horário de início das apresentações, eles serão também distribuídos no local do evento.

Sobre a Corporação Musical Euterpe Operária

No mês em que a UFLA comemora seus 108 anos, a Corporação Musical Euterpe Operária celebra 106 anos. A banda surgiu após uma reunião realizada em 1910 na redação do jornal “O Operário”, durante a qual foi discutida a necessidade de formação de uma corporação musical composta por operários.  A estreia oficial da banda ocorreu em 24 de setembro de 1910.

Atualmente, a banda é composta por 30 músicos, havendo ainda 30 alunos da escola de aprendizes. A presidência da Corporação é hoje ocupada pelo 2º Ten PM QOR Edinaldo Murilo Gonçalves; os maestros são o Subtenente QPR Mário Elson da Silva e professora de música Andressa Cristina Ribeiro.

O objetivo da Corporação é a promoção da cultura, por meio da arte musical, aliada ao  trabalho social de formação dos músicos: a iniciativa promove profissionalização a inserção no mercado de trabalho.

Banda de Música da 6ª Região da PMMG

Com um histórico que se iniciou em Lavras em 1934, quando ainda era a Banda de Música do 8º Batalhão de Polícia Militar, a Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar ganhou essa nova denominação em 2014.

Constituindo um elo entre a Polícia Militar e a comunidade, a banda é considerada patrimônio cultural da Corporação e de toda a região. Ela tem seu papel no apoio às atividades de relações públicas da instituição e na promoção da Segurança Pública.

Vinte e quatro músicos integram hoje a banda, sob a regência do 2º Ten. Emerson Sebastião de Oliveira. O auxiliar de regência é o 2º Ten. Samuel Joaquim de Sousa. A escola de aprendizes a ela ligada tem atualmente 30 alunos.