IV Formuleite reúne profissionais e estudantes em programação que aliou ciência e prática

IMG_0395Na última semana, o IV Formuleite – Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado de Leite foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), organizado pelo Grupo do Leite  Núcleo de Estudos ligado ao Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA) e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A edição de 2016 do Formuleite contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais na área de bovinocultura de leite, com ampla participação de estudantes e profissionais de todo o Brasil. Com temas diversos dentro do manejo nutricional do rebanho leiteiro, o evento teve como característica mais elogiada a junção de uma teoria atualizada e a aplicação prática.

formuleite2
Gilson Dias Júnior atualiza os participantes sobre o tamanho ideal de partículas de forragens e concentrados

O primeiro dia de atividades (10/8) foi marcado pela realização do Workshop em Consultoria Nutricional de Rebanhos Leiteiros (Troubleshooting). Um curso teórico-prático para resolução de problemas reais da fazenda leiteira. A parte prática foi realizada na Fazenda São Francisco, próxima ao Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (Fazenda Palmital). Os participantes foram divididos em grupos e receberam informações em três estações de campo: Avaliação de programas de transição para vacas leiteiras em torno do parto – ministrada pelo professor Felipe Cardoso, da Universidade de Illinois; Avaliação de silagens – ministrada por Rafael Andrade Filho (SiloStop) e pelo professor Thiago Bernardes (UFLA); e Avaliação do tamanho de partículas de forragens e concentrados – ministrada pelo professor Gilson Sebastião Dias Júnior – (UFLA) ex-integrante do Grupo do Leite.

formuleite3
Rafael Andrade aborda a prática de avaliação de silagens

Além do workshop, a programação foi marcada por nove palestras, ministradas por professores da UFLA, da Universidade Federal do Paraná (UFPA), além da participação de pesquisadores das universidades americanas de Illinois, de Wisconsin e Purdue. O evento também teve espaço para apresentação de empresas como a Grasp e a experiência do programa Agricultural Modeling and Training Systems – AMTS),

O Formuleite contribuiu para discussões de alto nível científico e tecnológico sobre temas importantes que envolvem a nutrição de gado de leite, propiciando o encontro de profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores nacionais e internacionais.

Professor Thiago Bernardes orienta os participantes sobre a medição de temperatura dos silos

Os tópicos propostos para esta edição visaram otimizar a eficiência de utilização de nutrientes pelo animal, contribuindo não somente para maior lucratividade, mas também para a busca de sistemas produtivos mais sustentáveis. Além disso, o potencial impacto positivo da nutrição na saúde animal foi abordado por professores norte americanos com vasto conhecimento sobre o assunto. A primeira palestra abordou o tema “Dietas de baixa energia durante o período pré-parto”, ministrada pelo professor Felipe Cardoso, da Universidade de Illinois, Estados Unidos.

Evento consolidado

IMG_0472A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira (11/8) no Salão de Convenções da UFLA. O coordenador do evento, professor Marcos Neves Pereira, ressaltou a grandiosidade do Formuleite deste ano, com a presença de participantes de diversas regiões do País e a presença de pesquisadores de importantes instituições  americanas.

O coordenador da Pós-Graduação da Zootecnia, professor Márcio Ladeira, também enfatizou a significativa presença de diversas pessoas da indústria e do campo. Para ele, o Formuleite é um evento que contribui para o processo de internacionalização da Universidade. Fato também destacado pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, que enfatizou a importância de eventos como o Formuleite para ampliar a visibilidade das pesquisas realizadas na Universidade. Para ele, a internacionalização é fruto da mobilização e a troca de experiências entre diferentes instituições, nacionais e internacionais, fortalece muito os programa de pós-graduação ofertados pela UFLA.

IMG_0461Além desses fatores, o chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, destacou que o evento vem crescendo a cada ano, o que possibilita a ampliação da rede de contatos e o fortalecimento das pesquisas em desenvolvimento na Instituição.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) foi representado pelo zootecnista e presidente da Comissão de Zootecnia do Conselho, Adauto Ferreira Barcelos. “Fico feliz em ver o grande número de profissionais presentes. Isso atende a proposta do CRMV dentro de um processo de educação continuada: aplicar recursos em eventos que permitem manter a atualização de conhecimentos”. Também estava presente o chefe geral da Epamig de Lavras, Rogério Antônio Silva, que salientou a parceria entre a Epamig e a UFLA, há mais de 40 anos.

O IV Formuleite marcou a celebração de 20 anos do Grupo do Leite, que tem Marcos Neves como professor tutor desde o início. Na foto, integrantes e ex-integrantes do grupo se reúnem para celebrar a data e manter a tradição de todos os eventos de atualização.
O IV Formuleite marcou a celebração de 20 anos do Grupo do Leite, que tem Marcos Neves como professor tutor desde o início. Na foto, palestrantes, integrantes e ex-integrantes do grupo se reúnem para celebrar a data e manter a tradição de todos os eventos de atualização.
Texto e fotos: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA e Cibele Aguiar- jornalista UFLA.