Lançada edição crítica do livro Raízes do Brasil: professor do DCH/UFLA é um dos colaboradores

raizes-brasilFoi lançada nesta semana uma edição crítica da obra Raízes do Brasil, um clássico da historiografia nacional, escrito por Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982). A publicação é motivada pela comemoração dos 80 anos da primeira edição, de 1936. O professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Conrado Pires de Castro, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), é o autor de um dos posfácios especialmente escritos para a edição. O texto tem o título de A “eterna juventude” de um clássico.

Sob a organização dos professores Lilia Moritz Schwarcz (da Universidade de São Paulo – USP) e Pedro Meira Monteiro (da Princeton University – EUA), o obra foi construída com a contribuição de nove especialistas, entre eles Conrado, que fizeram leituras originais da obra e assinaram os posfácios.  As alterações feitas por Sérgio Buarque de Holanda nas diferentes edições publicadas é um ponto de destaque na avaliação crítica que embasou a publicação comemorativa.

O lançamento da edição crítica, e um debate sobre a obra, ocorreram na segunda-feira (8/8), na Livraria Cultura, em São Paulo. Na quarta-feira (10/8), após aula inaugural do curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Conrado, Lilia Moritz Schwarcz (USP) e Pedro Meira Monteiro (Universidade de Princeton), organizadores da edição crítica.
Conrado, acompanhado de Lilia Moritz Schwarcz (USP) e Pedro Meira Monteiro (Universidade de Princeton), organizadores da edição crítica.

(PUCCamp), ministrada pelo professor Pedro  Meira Monteiro, a edição, e outras obras afins, foram apresentadas ao público.

A publicação atual de Raízes do Brasil tem 520 páginas e foi editada pela Companhia das Letras, responsável pelas edições do livro desde 1995. Antes desse período, a obra era da editora José Olympio.

Além da introdução geral assinada pelos organizadores da edição crítica – e das notas sobre a preparação do texto, de Maurício Acuña e Marcelo Diego – a obra traz posfácios assinados pelos seguintes autores:

Elide Rugai Bastos (Unicamp)
André Botelho & Antonio Brasil Jr. (UFRJ)
Conrado Pires de CASTRO (UFLA)
João Kennedy Eugenio (UFPI)

Evento em Campinas: professores Fernando Antônio Lourenço (Unicamp), Pedro Meira Monteiro (Princeton) e André Pires (PUCCamp)
Evento em Campinas: professores Fernando Antônio Lourenço (Unicamp), Pedro Meira Monteiro (Princeton) e André Pires (PUCCamp)

Luiz Feldman (Instituto Rio Branco do Itamaraty)
Alfredo César Melo (Unicamp)
João César de Castro Rocha (UERJ)
Leopoldo Waizbort (USP)
Robert Wegner (Fiocruz e PUC-RJ)