UFLA oficializa novo departamento: Estatística (DES)

aerea-dexDos atuais cursos presenciais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a disciplina de Estatística só não está presente em Filosofia, Letras e Pedagogia. Somente em 2015, foram 2.616 matrículas nessa disciplina, ou seja, cerca de 70% das vagas. Já no primeiro semestre de 2016, obteve-se 78,5%. Esse foi um dos motivos que conduziu à criação do Departamento de Estatística (DES), oficialmente instituído em 29 de julho de 2016. A partir dessa medida, o setor de Estatística desvincula-se do Departamento de Exatas (DEX).

O Departamento terá como primeiro chefe o professor Júlio de Sousa Bueno Filho. Para ele, todos os professores do DEX foram importantes para a consolidação do novo departamento.  Com o aumento do corpo docente da área de Estatística e do número de disciplinas para novos cursos, oriundos do Reuni, e ainda com o projeto de criação do curso de graduação em Estatística da UFLA (em tramitação), a proposta do Departamento de Estatística foi fundamental na Universidade. “A criação é bem-vinda e a tempo. Estatística é uma metodologia de pesquisa e está no cerne de todas as ciências, especialmente as quantitativas”, comenta o chefe do novo departamento.

A Estatística na UFLA conta hoje com 16 docentes efetivos, todos com título de doutor, sendo cadastrados em vários grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Planejamento e Análise de Experimentos; Regressão e Séries Temporais; Estatística Genética; Grupo de Otimização e Inteligência Computacional e Grupo de Estatística Espacial.

Além disso, a Estatística na UFLA já possui um programa de pós-graduação stricto sensu no âmbito de mestrado e doutorado, já com com 20 anos de experiência e atuação. Dos 16 docentes, 10 pertencem ao programa, enquanto dois estão como colaboradores.

Desde a sua criação, o programa tem recebido estudantes brasileiros, dos diversos estados, bem como profissionais oriundos de instituições públicas e privadas de ensino. Recentemente, o programa também conta com estudantes estrangeiros de Moçambique e Paraguai.

Estrutura física

Quase todo o espaço físico necessário ao novo departamento já existe, correspondendo ao mesmo que é utilizado nas instalações do DEX. “O impacto maior é devido aos docentes a serem contratados com a implantação do curso de bacharelado em Estatística, em tramitação. Outras salas requeridas também serão necessárias em função do novo curso a ser criado. Estas salas estarão disponíveis, assim que o departamento de Física (DFI) tiver suas instalações próprias construídas, com previsão para 2017 quando serão liberados os gabinetes e as salas atualmente ocupadas pelo DFI”, relata, em documento, a comissão redatora da proposta de criação do departamento.

Com a criação do DES, os móveis e os equipamentos atualmente patrimoniados no DEX e sob a responsabilidade dos docentes do setor de Estatística serão transferidos. Assim como os móveis e equipamentos dos Laboratórios de Estatísticas e das salas de monitoria e de estudos de pós-graduação.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA