PRPG lança três editais para apoio a publicações científicas – dois programas são inéditos

16.01 regras artigoA Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFLA (PRPG) lançou, em agosto, três editais de apoio financeiro para impulsionar as publicações científicas e os programas de pós-graduação da Universidade. Além do PAPC, existente desde 2009, foram lançados o Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Elevado Impacto (PAPEI) e o Programa de Apoio a Novos Programas (PANP). Todos os programas receberão solicitações em fluxo contínuo de agosto a outubro de 2016.

O PAPEI foi criado com o intuito de apoiar financeiramente a taxa de publicação de artigos científicos em periódicos de elevado fator de impacto, estratificados em A1 e A2, segundo o Qualis/Capes da área na qual o programa de pós-graduação está inserido. Portanto, o PAPEI visa contribuir para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu que possuam notas 4 ou 5 na classificação trienal da Capes em 2013, proporcionando mais condições para que atinjam os conceitos 5 ou 6 nas próximas avaliações, agora quadrienal, a ocorrem nos anos de 2017 e 2021 na Capes.

O PANP apoiará financeiramente a taxa de publicação de artigos científicos em periódicos de fator de impacto estratificados pelo Qualis/Capes como A1, A2 e B1. Ele é voltado para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais stricto sensu que possuam nota 3, de acordo com a classificação trienal Capes 2013. O seu objetivo é estimular a publicação em periódicos com fator de impacto visando o aumento dos índices de produção e qualificação junto à Capes. A melhoria do índice é essencial para programas que buscam a criação do doutorado acadêmico, assim como para grupos que estão formatando a criação de programas de pós-graduação acadêmico stricto sensu.

O PAPC apoiará financeiramente a tradução e a revisão de artigos científicos para submissão em periódicos de alto fator de impacto, editados em língua estrangeira. Com isso, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu e maior inserção internacional da comunidade científica da UFLA.

O PAPC e o PAPEI disponibilizarão, cada um, a quantia de R$ 1.500,00 por solicitante durante o período de vigência em 2016. Caso o valor comprovado em nota fiscal na fase de ressarcimento seja superior ao valor aprovado pela PRPG na fase de submissão da proposta, o valor ressarcido respeitará o limite de R$1.500,00 por solicitante ao ano. Já o PANP disponibilizará o montante de R$ 1.000,00 por solicitante. O apoio, em todos os casos, será efetuado por meio de ressarcimento e a solicitação feita diretamente pelo docente.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, “Os programas são de suma importância, porque contribuem com o progresso da Pós-Graduação e da internacionalização. O auxílio será concedido a grupos que pretendem constituir novos programas até aqueles que almejam excelência internacional”.

Acesse os editais, saiba quem pode fazer as solicitações, faça download dos formulários de envio de propostas e confira outros detalhes sobre os programas nas respectivas páginas: