Estudantes da UFLA participaram de visita técnica em Cubatão/SP

visita-tecnica-sp
Grupo da UFLA em visita à empresa Vale Fertilizantes, em Cubatão/SP.

Estudantes do curso de graduação em Agronomia e Pós-graduação em Ciência do Solo, juntamente com os membros do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (Necs), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), visitaram no dia 6/7 a empresa Vale Fertilizantes, em Cubatão/SP.

Os alunos participantes da visita estão cursando a disciplina de Corretivos e Fertilizantes, ministrada pelo professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS) Douglas Guelfi. A visita teve como finalidade integrar a teoria abordada em sala de aula com a aplicação na prática desses conceitos.

Durante a visita foram realizadas palestras e houve o acompanhamento dos processos de produção de matérias-primas para geração de fertilizantes, como amônia, ácido nítrico, ácido sulfúrico e ácido fosfórico. O visitantes também acompanharam os processos de produção de fertilizantes como nitrato de amônio, ureia, MAP, superfosto simples, superfostato triplo e fosfato natural reativo de Bayovar.

visita-tecnica2
Visita realizada em maio – Pains/MG.

Essa foi a segunda visita de um ciclo de quatro previstas ao longo da disciplina. A primeira ocorreu em maio, quando o grupo esteve nas empresas Solo Fértil em Pains/MG e Fertilizantes Heringer em Iguatama/MG. A terceira visita está prevista para o final de julho, às indústrias Vale Fertilizantes em Araxá/MG e Nativa Agronegócios em Ibiá/MG. A última ocorrerá em agosto, à indústria Produquímica em Suzano, Jacareí e Mauá, todas localizadas no estado de São Paulo.

“Acredito que as visitas técnicas são uma oportunidade ímpar para os profissionais da área de Agronomia conhecerem os principais processos de produção de corretivos e fertilizantes no Brasil”, relatou o professor Douglas Guelfi, responsável pela organização. As visitas recebem o apoio da UFLA, do DCS e do Necs.

Texto: Luciana Tereza, estagiária Ascom/UFLA, com contribuições do Necs e do professor Douglas Guelfi.