Lançada a 4ª edição do Guia de Fertilidade do Solo – agora em Versão Web

fertilidade-do-soloO professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Alfredo Scheid Lopes (Alfredão), do Departamento de Ciência dos Solos (DCS), lança a 4ª edição do “Guia de Fertilidade do Solo”, atualizada e ampliada, agora disponível em plataforma on-line. O livro tem como coautor o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS/UFLA), parceiro de produção científica nos últimos 30 anos.

A versão antiga – 3.0 consistia em uma versão multimídia-hypermídia em DVD, e um sistema de login em que cada usuário instalava o Guia em sua própria máquina, podendo acessar o conteúdo somente nela. Agora, com o avanço das tecnologias e sistemas, o Guia está disponível em forma de website, permitindo o acesso em qualquer hora e de qualquer lugar. A ferramenta deve ser destacada pela interatividade e usabilidade.

O Guia de Fertilidade do Solo conta com mais de 700 páginas de informações básicas pertinentes ao tema e abrange os seguintes capítulos: Histórico, Solos, Calagem, Nutrientes, Diagnose e Economicidade. Inclui glossário de 324 palavras, 124 fotos coloridas, 42 fichas sobre temas relevantes, 28 painéis de cálculos para situações específicas, 486 perguntas de revisão, 133 gráficos, 201 tabelas e 2 fertigramas (para o sistema Mehlich-1 e sistema IAC).

Essas informações são oferecidas de uma maneira interativa e de rápido acesso, facilitando o dia a dia daqueles ligados à área da Fertilidade do Solo, sendo indispensável não apenas a todos aqueles que estão cursando a disciplina Fertilidade do Solo no ensino superior, mas, também para profissionais em ciências agrárias que desejam fazer uma atualização sobre o assunto, em especial, os técnicos em extensão, de cooperativas, de empresas de planejamento e responsáveis técnicos por propriedades rurais.

Para adquirir o login no sistema, o interessado deve acessar www.alfredao.com.br/propaganda e, na aba “Faça seu pedido”, seguir os passos para obter as informações necessárias sobre como proceder. O valor de aquisição referente a 100 horas de acesso no sistema é de R$100,00 para profissionais e R$50,00 para estudantes (mediante comprovação). A metade do valor arrecadado será revertida para instituições de caridade de Lavras e Mindurí.

Para outras informações ou dúvidas, contate alfredoscheidlopes@gmail.com ou ascheidl@dcs.ufla.