Professores da UFLA participam de capacitação sobre Carreira e Relatório de Atividade Docente

curso-CPPD2
Docentes da UFLA participam da capacitação

Estrutura da Carreira, progressão funcional, promoção, aceleração da promoção, retribuição por titulação, redistribuição, estágio probatório, elaboração do relatório semestral de atividade docente – RAD. Esses são temas que afetam o professor universitário e as informações influenciam o seu desempenho.

Atenta a essa demanda, nessa terça-feira (5/7), foi realizada a quinta e última turma do curso de capacitação “Carreira e Relatório de Atividade Docente – orientações gerais”, que contou com a participação de 111 professores da Universidade. O curso foi promovido pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – PRGDP, em parceria com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), no âmbito do Plano de Capacitação de Servidores da UFLA.

O objetivo foi oferecer informações gerais sobre pontos relevantes do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal e capacitar os servidores para a elaboração do relatório de atividade docente – RAD.

Representantes da CPPD  apoiaram a realização do curso
Representantes da CPPD apoiaram a realização do curso

O curso teve a coordenação do professor Carlos Eduardo da Silva Volpato (DEG/UFLA), representante dos professores associados na CCPD e contou com a orientação do professor Eduardo Pinto Filgueiras e da servidora Juliana Resende Paviani, que apresentou normas jurídicas vigentes relativas à Carreira do Magistério Federal.

O curso foi realizado no Laboratório de Educação Continuada (LEC), do Departamento de Ciência da Computação (DCC), para que cada docente pudesse acessar, durante o treinamento, seu Relatório de Atividade Docente (RAD).

Durante o curso, os participantes receberam um “Manual da CPPD”, elaborado especialmente para esse fim, pelo corpo administrativo da CPPD, que atualmente é composto pelos servidores técnico-administrativos: Juliana Paviani e José Cândido da Silva Neto e pelos estagiários: Jéssica Cristine da Silva Rodrigues e José Vinícius do Nascimento

No encerramento do curso, o presidente da CPPD, professor Nilton Nagib Jorge Chalfun, ressaltou a importância desse treinamento para que os docentes da instituição possam obter maiores esclarecimentos sobre os direitos, bem como as exigências da Carreira do Magistério Federal. Ainda, informou acerca dos trabalhos desenvolvidos pela CPPD ao longo da atual gestão.

A CPPD é um órgão de assessoramento da Reitoria da UFLA, criado pelo Governo Federal para acompanhar a carreira de pessoal docente nas Instituições Federais de Ensino. Cabe à Comissão analisar assuntos como: alteração de regime de trabalho; afastamentos para aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado; e pedidos de novas admissões. Além disso, a CPPD é a responsável, na UFLA, pelas progressões funcionais, sejam elas por titulação ou por desempenho, e pelos estágios probatórios. Ela é composta por um docente de cada classe; os eleitos são escolhidos por seus pares e por um docente indicado pela Reitoria.