Feira de ciências em escola de Três Pontas contou com presença de grupos da UFLA

magia-tres-pontas-jun2016-3O projeto de divulgação científica “A Magia da Física e do Universo”, do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA) visitou a Escola Municipal José Vieira de Mendonça, em Três Pontas/MG. A iniciativa ocorreu no último sábado (25/6), durante uma feira de ciências, e contou com a presença de 15 estudantes de graduação de diferentes cursos da Universidade e da professora do DFI Karen Luz Burgoa Rosso, além de integrantes da organização Engenheiros sem Fronteiras (ESF – Núcleo Lavras).

Durante as atividades, participaram cerca de 50 estudantes e vários professores da escola local. Inicialmente, ocorreram atividades com experimentos caseiros. Logo após, foi exibido um documentário científico sobre o cientista Michael Farady. Por fim, ocorreu uma observação astronômica a olho nu e também com telescópios.

O objetivo das ações foi a divulgação da importância da astrofísica na vida moderna e o estímulo da curiosidade do público por meio de experimentos caseiros.

A visita foi programada através do projeto “Atividade Itinerante do Museu de História Natural” da UFLA, com a ajuda e participação da equipe dos EsF. Todos esses projetos visam à integração da UFLA com a comunidade local, para assim, juntos, desenvolverem mecanismos de crescimento econômico e intelectual.

Texto: Luciana Tereza, estagiária Ascom/UFLA. Fotos: Liga Ação Verde.