UFLA Azul: Reportagem especial da Rede Globo mostra o reconhecimento da Universidade em gestão das águas

EPTVA utilização, pela UFLA, da água de reservas próprias e o tratamento de esgoto possibilitam uma economia financeira de R$ 6 milhões ao ano, recursos que são aplicados na melhoria da qualidade do ensino. Por conta de todo o projeto de gestão de águas realizado, a UFLA mais uma vez esteve em destaque em reportagem especial exibida no Jornal da EPTV, Sul de Minas.

Todos os dias, são gastos na UFLA 800 mil litros de água tratada, 120 mil litros de água não tratada nas estufas e casas de vegetação, 80 mil litros no atendimento aos animais dos departamentos de Medicina Veterinária (DMV) e Zootecnia (DZO), além de 50 mil litros com as obras em andamento. Esse volume vem de reservas da própria Universidade, alimentadas por 15 nascentes presentes na instituição.

“O caminho que a água percorre dentro da Universidade é um laboratório real para os estudantes. Ela brota da terra, e volta para a terra, limpa, sem agredir o solo. E tudo começa aqui no meio da mata, é ela que ajuda a manter a água viva, pulsando”- trecho extraído da reportagem.

Por esses motivos, a matéria apresentou as razões da Universidade ter obtido o certificado Blue University, sendo a segunda universidade do mundo a receber o selo.  O reconhecimento internacional é fruto das ações do Plano Ambiental e Estruturante, idealizado pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, que conduziu a UFLA ao status de universidade mais sustentável do País e exemplo internacional de gestão ambiental.

“A UFLA é a única Universidade do país, autossuficiente na produção de água. E esse foi um dos motivos para que ela recebesse o certificado de Universidade Azul, título concedido pela Universidade de Berna, na Suíça. Reconhecimento também das boas práticas de gestão e manejo dos recursos hídricos”- trecho extraído da reportagem.

O Blue University atesta que a Universidade é uma instituição que pratica e defende os recursos hídricos compartilhados. Um reconhecimento de que a Universidade prima pela produção, tratamento, uso e reaproveitamento da água. De forma simbólica, o certificado reforça os ideais da UFLA no que tangem à conservação do meio ambiente, em três vertentes fundamentais: formação de profissionais mais conscientes e com vivência de práticas de sustentabilidade tornando-se embaixadores dessa causa no mercado de trabalho; incentivar que a extensão universitária compartilhe soluções e práticas reais para a transformação da sociedade; e, por fim, ampliar a rede de colaboradores e parceiros, para a definição de políticas que sejam de convergência com o desenvolvimento sustentável.

Confira aqui a matéria completa exibida no Jornal da EPTV

Acesse aqui a matéria UFLA é Azul

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA e Cibele Aguiar- jornalista UFLA