Estudantes da UFLA organizaram 3º Encontro do Orgulho Crespo em Lavras

IMG_1156

No sábado, 14 de maio, a Praça Dr. Augusto Silva – Lavras/MG foi palco para o 3º Encontro do Orgulho Crespo com o tema: “A TINTA DA SUA CANETA FOI O NOSSO SANGUE NEGRO”. O evento questionou a abolição da escravatura, por meio uma ampla programação, que contou com debates, oficiais, rodas de capoeira e atividades culturais.

IMG_1159Participaram da organização os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA): Zulu Cleyson, Isadora Oliveira, Laissa Ferreira, Jenifer Lima, Vagner Silva, Fernanda Senna e Cleber Pena.

“Os grilhões foram soltos, e as amarras foram desfeitas, entretanto ser negro no Brasil perpassa o tom de pele, o cabelo crespo e os traços fenótipos. É uma questão política e de enfrentamento. Fazer parte desse grupo é trazer consigo um vasto processo histórico de escravidão e de um racismo estruturado que resultou em uma população estigmatizada, marginalizada e subjugada”, relatam os estudantes em página de divulgação do evento.

IMG_1161O evento, realizado anualmente, é uma iniciativa dos estudantes da UFLA, surgido a partir de uma ideia entre amigos de fazer uma ocupação negra na principal praça da cidade. Em sua terceira edição, a data escolhida foi alusiva ao dia 13 de maio, “Abolição da Escravatura”, para justamente questionar a versão histórica contada apenas da visão branca. “Na realidade, foi uma dificuldade muito grande para toda a comunidade negra, pois naquele dia houve uma assinatura, mas sem movimentos e ações concretas do que significaria tal evento na vida do negro”, reforçou o grupo que organizou o evento.

IMG_1167