Plano Ambiental da UFLA é destaque no Workshop Internacional IU GreenMetric realizado na Indonesia

Professor Luiz Roberto durante a apresentação no evento, realizado na Indonésia

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparece no ranking GreenMetric 2015 como a instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil e a 39ª entre todas as universidades participantes em todo o mundo. Esse desempenho tem contribuído para que a UFLA seja reconhecida como exemplo e referência pela gestão ambiental adotada no câmpus, que alia expansão e sustentabilidade. De forma recorrente, representantes da Universidade são convidados a apresentar o Plano Ambiental e Estruturante em eventos nacionais e internacionais que tratam da temática ambiental.

A última apresentação foi feita pelo diretor-adjunto de Relações Internacionais,   professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, na programação do 2º International Workshop on UI GreenMetric 2016, realizado na Indonésia.  Representando o reitor da Universidade, professor José Roberto Scolforo, idealizador do Plano, a palestra teve como enfoque as estratégicas da Universidade – o estado da arte – onde estamos, de onde viemos e onde queremos chegar.

Plano Ambiental da UFLA rompendo fronteiras: referência internacional em gestão ambiental
UFLA como referência internacional em gestão ambiental

O evento teve a participação de representantes de 26 universidades de 16 países. A abordagem do professor Luiz Roberto foi elogiada pelos organizadores, rendendo o convite para a participação na edição 2017 do evento, que será realizada na Turquia.

Os organizadores também convidaram a UFLA para ser uma líder regional para atrair outras instituições para a causa ambiental, elevando os índices de sustentabilidade no ambiente universitário.

Para o professor Luiz Roberto, a participação no evento foi mais uma oportunidade muito importante para projetar ainda mais a UFLA no cenário internacional. “Nós já estamos entre as principais instituições classificadas pelo ranking UI GreenMetric. Nossa meta é, em breve, estarmos entre os 10 campus mais sustentáveis do mundo”, concluiu.

Além da apresentação oral, o Plano da UFLA é tema de um artigo publicado no evento, que será referência para instituições do mundo inteiro sobre o desempenho no índice de sustentabilidade IU GrenMetric. No artigo, estão as principais ações desenvolvidas pela UFLA, a fim de lidar com alguns dos seus problemas ambientais, como adequações de infraestrutura, uso de energia, gestão de resíduos e água, transporte e educação.

bebeto-indonesia

Sobre o Plano

Entre as ações do Plano Ambiental e Estruturante, destaca-se a criação da Diretoria de Meio Ambiente, que tem como responsáveis as professoras Zuy Magriotis e Adelir Aparecida Saczk, do Departamento de Química (DQI), além de outras coordenadorias em diferentes áreas de atuação.

Entre as ações, destacam-se: a implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico, criação da Estação de Tratamento de Esgoto, construções ecologicamente corretas, proteção de nascentes e matas ciliares, prevenção e controle de incêndios, prevenção de endemias, gestão de energia, implantação do sistema de coleta das águas da chuva; estruturação das bacias de drenagem, a troca dos destiladores, o plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas, a campanha UFLA Recicla (que trocou copos plásticos por canecas) e o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

Alguns Números

• Ao todo, foram investidos cerca de 25 milhões de reais;
  • 50 mil mudas, de 53 espécies nativas e frutíferas, foram plantadas para recomposição dos ecossistemas, além de protegerem 15 nascentes;
  • Com a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto no câmpus, cerca de 80% dos 600 mil litros de água consumidos, em apenas um dia, é tratado e retornado para consumo estratégico, como vasos sanitários, lavagem de ambientes externos e irrigação;
  • Os telhados das novas construções, como pavilhão de aulas, foram dimensionadas para canalizar a água da chuva que passa a ser armazenada em reservatórios com capacidade de 1,6 milhão de litros d´água;
  • Somente em 2011, foram recolhidos e tratados mais de 18 mil quilos de resíduos químicos de pesquisas desenvolvidas em cerca de 200 laboratórios. O programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ), inédito em instituições públicas no Estado de Minas, estoca adequadamente e recupera reagentes para que possam voltar para os laboratórios;
  • Atualmente 30 brigadistas voluntários e treinados foram uma frente contra os incêndios constantes na Universidade. Desde 2009, não há registros da presença do Corpo de Bombeiros na UFLA;
  • Com a campanha UFLA Recicla, 15 mil copos plásticos deixaram de ser consumidos em apenas uma semana no Restaurante Universitário, representando uma economia de 22 mil reais ao ano.