Estudante e professor da UFLA recebem prêmio internacional em evento na Holanda

O professor Marcos Rodrigues de Mattos, DMV/UFLA, orientador do projeto vencedor, e a estudante Paula Vasconcelos, no evento.
O professor Marcos Rodrigues de Mattos, DMV/UFLA, orientador do projeto vencedor, e a estudante Paula Vasconcelos, durante o evento, na Holanda

A estudante Paula Carneiro Vasconcelos, do curso de graduação em Medicina Veterinária, e o professor Marcos Rodrigues de Mattos, do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participaram do Wellfare Conference em Utrecht, na Holanda, onde foram agraciados com o prêmio internacional sobre normas de bem-estar animal. O concurso foi organizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em conjunto com a Associação Internacional de Estudantes de Veterinária (IVSA).

O concurso teve como objetivo incentivar os futuros médicos-veterinários a ampliarem seus conhecimentos, descobrir o alcance e refletir sobre o nível de implantação das normas de bem-estar animal da OIE.

Ao anunciar os estudantes vencedores, o presidente da IVSA, Anıl Türer, destacou o material enviado pela estudante da UFLA. Ele considerou que a estudante Paula Vasconcelos conseguiu descrever e ilustrar com confiança a situação do Brasil no que diz respeito ao bem-estar animal, incluindo vários aspectos da legislação que versa sobre a proteção dos animais.

Como prêmio, a estudante recebeu ajuda de custo para participar do Congresso Mundial de Bem-estar Animal da IVSA.

Para o professor, mais do que um concurso, a participação no OIE/IVSA Student Competition/2015 foi uma oportunidade de treinamento e representou o reconhecimento de que o trabalho levado a sério tem bons resultados. “Foram diversos desafios: a generalidade do tema, a exigência de todo material a ser produzido por nós, a gravação de áudio em inglês, a organização e edição das imagens, enfim, vários afazeres que foram novidade para nós. Contamos com o apoio do DMV e do Centro de Educação a Distância (Cead) e, ao final, tivemos um material de altíssima qualidade para concorrer”.

A estudante Paula Vasconcelos está ainda mais confiante após a premiação. “Temos que acreditar sempre e fazer o nosso melhor. O Brasil tem muito potencial e a UFLA é uma instituição que incentiva a internacionalização, incluindo a oferta de cursos de Inglês e a interação entre estudantes de diferentes instituições, no Brasil e no exterior”, considera.

“O resultado final vai além da vitória no concurso, temos estudantes que são exemplos para os demais, que estão inseridos, já na graduação, em um contexto mundial e globalizado, e, acima de tudo, preparados para isso”, considerou o professor Marcos Mattos.