DAAD oferece bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha – inscrições abertas

CAPES-daadJá estão abertas as inscrições para as bolsas de estudos de pós-graduação concedidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa na Alemanha. Os interessados em vagas para o doutorado deverão se inscrever até 16 de maio, pelo Portal do DAAD.

Modalidades:

Doutorado integral – Bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas – segundo as necessidades do projeto e mediante a comprovação de bom rendimento acadêmico – por até 36 meses (Mais informações, clique aqui).

Doutorado sanduíche – Bolsas têm duração de até 24 meses conforme acordo entre o orientador brasileiro e o orientador alemão (Mais informações, clique aqui).

Minissanduíche – Bolsas têm duração de 7 a 10 meses. (Mais informações, clique aqui).

Duplo doutorado – Bolsas têm duração de, no máximo, 18 meses, podendo ser realizada em várias etapas. Necessário apresentar regulamento ou documento expedido tanto pela universidade brasileira quanto pela universidade alemã permitindo a dupla titulação. (Mais informações, clique aqui).

O DAAD concede a todos os bolsistas selecionados curso de alemão de até 6 meses, período determinado conforme necessidade de cada projeto, a ser realizado na Alemanha antes do início da implementação da bolsa de doutorado.

Requisitos gerais: Rendimento acima da média; Plano de trabalho e Aceitação de um professor alemão

Requisitos específicos minissanduíche / doutorado sanduíche/duplo doutorado:

Inscrição em um curso de doutorado no Brasil

Consentimento do orientador brasileiro

Conclusão dos créditos e qualificação antes da viagem

Benefícios: Bolsa mensal de 1000 euros, auxílio para cônjuge e curso de língua alemã de até seis meses na Alemanha

Outras oportunidades de pós-graduação

O DAAD também recebe candidaturas de interessados em realizar pós-graduação em nível de mestrado na Alemanha. São 39 cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável contemplados com bolsas de estudos do DAAD. O pré-requisito básico para uma candidatura ao Programa Epos é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem prazos de inscrição diferenciados (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA