Agende uma avaliação nutricional gratuita do seu cão ou gato no Hospital Veterinário da UFLA

nestle_purina
Ação é realizada em parceria com a Nestlé/Purina. Avaliações nutricionais serão no Hospital Veterinário da UFLA.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve o privilégio de ser uma das cinco universidades convidadas a participar do “Programa Jovem Veterinário” – Nestlé-Purina, pioneiro no Brasil e no mundo. As demais instituições de ensino superior em Medicina Veterinária participantes são: Universidade de São Paulo (USP-Pirassununga); Universidade Anhembi-Morumbi; Universidade Metodista de São Paulo, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rhadanna Botelho e Artur Pereira: estudantes selecionados para o programa
Rhadanna Botelho e Artur Pereira: estudantes selecionados para o programa

A parceria entre a UFLA e a Nestlé/Purina será conduzida por intermédio de dois estudantes de Medicina Veterinária que foram selecionados como bolsistas: Rhadanna Tonetti Botelho e Artur Teixeira Pereira. Estes terão a função de promover avaliações nutricionais periódicas dos animais atendidos no Hospital Veterinário da UFLA.

Neste sentido, a Purina disponibilizará, de forma gratuita, a ração “Pro Plan Reduced Calorie” para os animais que necessitarem perder peso, e no caso daqueles que apresentam o peso ideal o intuito do Programa será de calcular a quantidade diária necessária de ração a ser fornecida. Cada animal será avaliado pelos estudantes da UFLA, e, quando prescrita dieta para redução de peso, será realizado um acompanhamento quinzenal para reavaliações. Os proprietários interessados deverão levar os animais ao Hospital Veterinário da UFLA para que seja feita uma avaliação.

O projeto, a ser conduzido nos respectivos hospitais-veterinários das Universidades participantes, tem como objetivo promover maior difusão dos conceitos sobre nutrição de animais de companhia, e com isso reduzir e/ou controlar os elevados índices de obesidade em cães e gatos, e consequentemente lhes proporcionar melhor qualidade de vida.

Estudantes e professor da UFLA participam de treinamento nas dependências da Nestlé-Purina
Estudantes e professor da UFLA participam de treinamento nas dependências da Nestlé-Purina

Os bolsistas da UFLA foram contemplados com uma bolsa estágio, prevista para quatro meses, e serão orientados pelo professor do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Henrique Ribeiro Alves de Resende. Tanto os estudantes quanto o orientador participaram de um treinamento em Ribeirão Preto, nas dependências da Nestlé-Purina, com a presença de professores de renome na área de nutrição animal e profissionais da empresa, além de terem realizado visitas técnicas à fábrica, ao centro de distribuição e ao Pet Care Center da Purina.

O projeto terá o apoio dos professores do DMV/UFLA Flávia Maria de Oliveira Borges Saad, especialista na área de alimentação animal, e Antônio Carlos Cunha Lacreta Júnior, coordenador-geral do Hospital Veterinário.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações da estudante Rhadanna Tonetti Botelho.