Comunidade acadêmica tem nova ferramenta para solicitar serviços à Ascom/UFLA

suporte-ascom

A partir de agora, o envio de sugestões de notícias e a solicitação de outros serviços da área de Comunicação devem ser feitos por meio do Suporte Ascom.

No ambiente acadêmico, como em outros meios institucionais, a comunicação é ferramenta essencial ao sucesso das mais diferentes iniciativas, e instrumento pelo qual servidores e gestores dão retorno à sociedade quanto ao emprego de recursos públicos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por isso, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Ascom/UFLA) passa a utilizar, a partir desta segunda-feira (4/4), um canal específico pelo qual receberá da comunidade interna sugestões de notícias e solicitações de outros serviços. Trata-se do Suporte Ascom, que permitirá melhor gerenciamento das demandas do público acadêmico.

Pelo endereço www.ufla.br/suporteascom, estudantes e servidores poderão utilizar seu login institucional para ter acesso ao sistema. Inicialmente, o público poderá optar por oito serviços diferentes, estando entre eles a solicitação para divulgação e cobertura de eventos, a sugestão de notícias, a notificação sobre falecimentos, o pedido para inserção de banner rotativo no Portal UFLA e a solicitação de envio de mensagens por e-mail institucional. Ao registrar a solicitação, o usuário passa a acompanhar em seu e-mail institucional, ou pelo próprio sistema, todos os passos seguidos pela Ascom para avaliação e atendimento à demanda.

As solicitações recebidas por meio da ferramenta, principalmente aquelas referentes à produção de notícias e coberturas de eventos, estarão acessíveis a todos os jornalistas da Ascom, assim como à equipe da TVU-Lavras e da Rádio Universitária. Desta forma, com apenas uma mensagem enviada, os membros da comunidade acadêmica estarão se dirigindo simultaneamente aos diferentes veículos da instituição – Portal UFLA, Jornal UFLA, TVU-Lavras, Rádio Universitária e mídias sociais.

A iniciativa de criação da ferramenta trará benefícios tanto à comunidade acadêmica quanto às equipes de trabalho ligadas à Ascom. No primeiro caso, a expectativa é de que as pessoas sintam a segurança de um canal institucional único pelo qual possam apresentar suas demandas e acompanhar, por registros bem definidos, todos os trâmites gerados. Uma maior circulação de informações também será incentivada com o uso do novo sistema. Já para o trabalho na Ascom, a ferramenta digital representa mais um passo para a profissionalização do trabalho, permitindo o controle sistemático de pendências e prazos e o melhor aproveitamento de todas as informações pelos diferentes veículos de comunicação.

Bolsitas do Programa de Aprendizado Técnico (Proat) ligados à Ascom também passarão a utilizar o canal para enviar sugestões de pautas relativas aos departamentos em que atuam.

O Suporte Ascom foi desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), seguindo a mesma estrutura de outros módulos de suporte já existentes na instituição.

Saiba como utilizar o Suporte Ascom

Depois de digitar no navegador o endereço www.ufla.br/suporteascom, insira no campo “usuário” o termo de seu e-mail institucional que vem antes do @. A senha a ser utilizada é a mesma do e-mail.

Após o login, basta clicar, no canto superior esquerdo da tela, no item “Nova solicitação”. Na janela que se abrirá, digite algum termo que se relacione ao que deseja solicitar. Exemplos: notícia, evento, e-mail, falecimento, etc. O próprio sistema apresentará a lista de serviços relacionados ao tema. Leia as descrições e escolha aquela que mais lhe atender. Em seguida, basta preencher seu telefone de contato e a descrição da solicitação. Há também opção para o envio de anexos, como imagens e outros arquivos. Para finalizar, clique em “Enviar Solicitação”.

A partir de então, você será notificado por e-mail sobre cada nova ação empreendida pela Ascom a partir de sua solicitação.