UFLA assumiu a publicação “Biometric Brazilian Journal” – primeiro número de 2016 já está disponível

revista-dexA partir de janeiro de 2016, o Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (DEX/UFLA) assumiu integralmente a responsabilidade editorial pela Biometric Brazilian Journal (Revista Brasileira de Biometria). Nesta quinta-feira (31/3), foi lançado o Volume 34 (núm. 1) da Revista, primeiro produzido exclusivamente sob a responsabilidade da UFLA.

A história da publicação começou na Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho (Unesp)/Jaboticabal, onde foi lançada em 1983 como “Revista de Matemática Estatística”. Em 2007, passou a chamar-se “Revista Brasileira de Biometria”. A Unesp, ao final de 2014, procurou a UFLA para verificar o interesse da instituição em assumir a publicação, já que o Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) desenvolve trabalhos com foco na Biometria, inclusive na pós-graduação.

Após um período de conversas e negociações, as duas instituições passaram a atuar conjuntamente em um momento de transição, entre julho de 2015 e dezembro de 2015. A partir de janeiro deste ano, todo o trabalho referente à publicação passou a ser realizado exclusivamente pelo DEX/UFLA, com apoio da Reitoria e da Editora UFLA.

Quem esteve à frente desse período de transição e, desde janeiro, responsabiliza-se pela Revista na UFLA é o professor do DEX João Domingos Scalon. Para ele, o fato de a Universidade investir na publicação é um passo importante para diferentes áreas do conhecimento. “No Brasil, não temos outra publicação dedicada à Biometria, nem na América Latina. Há hoje uma publicação nos Estados Unidos e outra na Inglaterra. A tendência é que, ao impulsionarmos a Biometric Brazilian Journal rumo à internacionalização, ela cresça e desperte muito interesse no mundo científico”, diz.

prof-scalon
Professor João Domingos Scolon, editor da Biometric Brazilian Journal, diz que os trabalhos irão convergir para o fortalecimento da presença internacional da publicação.

Sobre a Revista

A publicação é digital e tem uma nova edição a cada três meses, totalizando-se quatro novos números por ano. Em cada edição são publicados de dez a doze artigos. De acordo com o professor Scalon, a média de submissões, em fluxo contínuo, é de 160 artigos por ano.

Até o final de 2016, serão aceitas as submissões feitas em português ou inglês. A partir de 2017, no entanto, apenas a língua inglesa deverá ser aceita, de maneira a fortalecer a presença internacional da publicação.

A Biometric Brazilian Journal já integra o grupo de seis revistas ligadas à Editora UFLA. “Hoje temos um apoio da Editora que deverá se intensificar ao longo do tempo”, comenta o professor Scalon.

Consulte o site atual da Biometric Brazilian Journal (Revista Brasileira de Biometria) e veja outros detalhes sobre a publicação.

Edições anteriores ao Número 3 do Volume 33 podem ser encontradas diretamente no site que esta sob a responsabilidade da Unesp ou através de link disponível no site atual da Biometric Brazilian Journal. De acordo com Scalon, já está prevista a migração de todos os arquivos para um único portal (o mais recente).

Mas a que se dedica a Biometria?

A aplicação de métodos estatísticos em estudos que envolvem seres vivos é a finalidade básica da Biometria. Pesquisas que envolvem genética, expectativa de vida, epidemiologia, competição entre espécies e outros diferentes temas podem se beneficiar dos procedimentos estatísticos, utilizando a biometria na metodologia. “Atualmente, temos recebido a submissão de muitos artigos de pesquisadores da área de Ciências Florestais, por exemplo. A biometria pode beneficiar estudos de diferentes áreas”, reforça Scalon.

Com informações de Bruna Abreu, bolsista Proat/Ascom/DEX, DFI, DCC.