Corredor Cultural: projeto interinstitucional prevê circulação de iniciativas culturais de IES

Grupos culturais ligados à extensão universitária podem se cadastrar – também há um edital para selecionar bolsista da UFLA

corredor-culturalDezessete instituições de ensino superior (IES) participam do Projeto Corredor Cultural, que lançou editais para seleção de artistas, grupos e projetos culturais ligados à extensão universitária e para bolsistas em cada instituição. O objetivo do projeto é fomentar o intercâmbio artístico da produção cultural de estudantes e grupos, promovendo a circulação das ações classificadas no edital entre as instituições participantes.

Artistas, grupos e projetos culturais ligados à extensão universitária podem cadastrar propostas no Sistema EVA (www.sistemaeva.com.br). Não há restrições quanto às linguagens artísticas ou duração das propostas apresentadas. O período de inscrições irá até 30/3/2016 e é obrigatório o envio de alguma mídia (imagem, vídeo e outras). Já o período de circulação das propostas selecionadas será de 2/5 a 30/10/2016.

Cada IES elegerá internamente até cinco das propostas cadastradas no Sistema Eva para circulação no projeto. A partir dessa seleção prévia, a Coordenação do projeto Corredor Cultural fará uma nova seleção com base nas atrações que cada IES gostaria de receber. Os resultados serão divulgados via e-mail após o encerramento das inscrições. A proposta a ser apresentada para circulação no Projeto Corredor Cultural 2016 preferencialmente deverá estar registrada no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

O Projeto Corredor Cultural 2016 e/ou a IES se responsabilizará pelos deslocamentos de pessoal e material relativos à proposta apresentada. O projeto também tem responsabilidade sobre despesas de hospedagem, alimentação e recursos técnicos. Não serão pagos cachês.

Bolsa

No período de 21 a 28 de março, estará aberto o prazo de inscrição de candidatos para preenchimento de uma bolsa para participar do projeto Corredor Cultural na UFLA. Essa bolsa de extensão, destinada a estudantes de graduação,terá vigência de 9 meses e valor mensal de R$400,00, podendo ter sua duração ampliada. O estudante bolsista deverá cumprir as atividades estabelecidas pelos coordenadores do projeto com jornada de 20 horas semanais de atividades. O bolsista da UFLA atuará junto à Proec.

O processo seletivo é aberto para estudantes graduandos regularmente matriculados, que tenham disponibilidade de exercer a bolsa durante 20 horas semanais e em eventuais finais de semana, e que possuam conhecimento em informática (Word, Excel e internet). Para se inscrever, o estudante deve enviar um e-mail parabolsacorredorcultural@gmail.com, no período de inscrições, e de acordo com inscrições previstas no edital.

O Corredor Cultural é um Projeto do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste), financiado pelo Ministério da Cultura (MINC), através da Secretaria de Políticas Culturais.

Confira mais informações: