Confira os editais da Capes com oportunidades em diferentes áreas

capesA Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (PRP/UFLA) informa aos docentes da Instituição que estão abertos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As oportunidades incluem ofertas de apoio específicas e oportunidades de fluxo contínuo  (calendário anual – com data do edital de 2010).

• Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

A Capes está convocando os interessados a apresentarem propostas de projetos de eventos científicos, tecnológicos e culturais no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). Um dos objetivos é divulgar a geração de novos conhecimentos e de novos produtos. Serão financiadas passagens e diárias para palestrantes, hospedagem, transporte e alimentação, publicação de anais, vídeos, CDs, impressão de pôster para divulgação do evento e aquisição de material de consumo, e locação de sala de conferência, de tecnologia da informação e serviços de tradução simultânea.

O edital está disponível neste link.

• Capes – Edital 58/2010 – Programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração

A chamada é de fluxo contínuo. O edital selecionará candidatos para o programa de intercâmbio. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, com, no mínimo, 90 dias de antecedência da viagem. O objetivo é fortalecer a cooperação científica entre os dois países. A ação financiará a ida de pesquisadores de instituições brasileiras à Alemanha e a vinda de pesquisadores de instituições alemãs ao Brasil.

O edital está disponível neste link.

• CAPES – Edital 73/2010 – Programa de Apoio a Participação de Eventos no Exterior (Paex)

O calendário do programa com o período do evento e o respectivo prazo para inscrição está disponível no edital. O objetivo é conceder auxílio financeiro para a apresentação de trabalhos de professores e pesquisadores, em eventos no exterior, com vistas a propiciar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural geradas no país.

O edital completo está disponível neste link.

• Edital 74/2010 – Estágio sênior no exterior

O objetivo é selecionar candidatos à bolsa para a realização de estágio sênior no exterior nas diversas áreas do conhecimento. O benefício será concedido a doutores brasileiros, com formação obtida há pelo menos oito anos. O candidato pode consultar os períodos e as datas respectivas para submissão das propostas no edital, disponível neste link.

• Edital 75/2010 – Programa de Bolsa de Estudos para Estágio Pós-Doutoral no Exterior

O objetivo é oferecer bolsa aos doutores brasileiros, como forma de contribuir com a inserção internacional desses pesquisadores, o estabelecimento de intercâmbio científico, e a abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país. O calendário do programa com o período das inscrições está disponível neste link.

• Programa Geral de Cooperação Internacional

Fluxo contínuo. O objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de países que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado), situadas em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais, e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
Benefícios: Bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado; Passagens áreas internacionais e diárias para a equipe brasileira no país destino, nos termos das normas vigentes da CAPES; Custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (valor máximo de R$ 10 mil).

O edital completo pode ser acessado neste link.

• EDITAL Nº 23/2015  – Chamada para Publicação  – Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)
Edição Temática: Ecossistemas brasileiros: potenciais de desenvolvimento. Data limite para recebimento dos artigos:  30/4/2016 até as 23h 59min. Informações, inclusive sobre as linhas temáticas, podem ser obtidas no Edital.