ISEDC e Unesco oferecem bolsas de estudo na Rússia na área de sustentabilidade energética

russiaO Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), localizado em Moscou, Rússia, está oferecendo, em parceria com a Unesco, vinte bolsas de estudo com a duração de quatro semanas, na capital russa, no âmbito do Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2016. O treinamento será realizado em instituições especializadas, na Federação Russa, no período de 3 a 28 de outubro de 2016. Como o meio de instrução é o idioma inglês, somente são elegíveis candidatos com proficiência nessa língua.

Os candidatos poderão escolher entre as seguintes áreas de estudo, as quais estão alinhadas com os objetivos da UNESCO e as prioridades do programa: Energia e desenvolvimento sustentável; Gestão ecológica de recursos energéticos; Energia renovável; e Geração de energia sustentável e renovável.

Os dossiês de candidatura devem ser elaborados em inglês ou francês e encaminhados por correio, em duas vias, à DAMC/MRE, onde deverão ser recebidos até o dia 15 de março de 2016, contendo: a) o formulário simplificado de candidatura a bolsas da UNESCO, devidamente preenchido; b) 6 (seis) fotos; c) fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s); d) fotocópia do certificado de proficiência no idioma inglês; e) uma carta de apresentação do candidato, em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos na sua área de estudo/trabalho, bem como para o país; e f) uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do candidato, com informações sobre as qualificações do candidato e sobre a relevância do seu projeto de pesquisa.

O endereço para o envio dos dossiês de candidatura é: Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília – DF, Brasil 70.170-900

Uma cópia digitalizada do dossiê de candidatura deverá ser adiantada, por e-mail, ao endereço eletrônico damc.itamaraty@gmail.com .

Informações adicionais, em inglês, sobre as bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2016 podem ser encontradas na página http://www.unesco.org/new/en/fellowships/programmes/un