Oportunidade para estrangeiros: Programa de Voluntariado Internacional de Minas Gerais está com as inscrições abertas

trabalho-voluntarioComo fruto do esforço no processo de internacionalização de Minas Gerais, estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado Internacional de Minas Gerais, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais que permite estudantes, pesquisadores e professores universitários estrangeiros aturarem voluntariamente na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

Os serviços prestados ao Estado poderão ter cunho assistencial, científico, cívico, cultural, educacional, recreativo, esportivo ou tecnológico. Todos os estudantes interessados podem preencher o formulário e encaminhar pelo e-mail voluntariado.internacional@governo.mg.gov.br até o dia 10/03, próxima quinta-feira. (Clique aqui para fazer o download do formulário)

Todo estrangeiro em estada legal no Brasil, residente em Minas Gerais e vinculado a uma Instituição de Ensino Superior brasileira pode se candidatar ao Programa. É recomendado que o candidato possua conhecimentos suficientes em língua portuguesa. Os voluntários serão selecionados de acordo com sua área de estudo e interesse e a disponibilidade de programas e projetos no órgão anfitrião.

O Programa tem como objetivo proporcionar aos estrangeiros a oportunidade de conhecer as políticas públicas desenvolvidas pela Administração Estadual, fortalecer as parcerias entre as universidades do Estado e as universidades estrangeiras, estimular pesquisas e produções cientificas internacionais e construir uma rede de estrangeiros embaixadores em MG, dentre outros fatores.

O voluntário ficará vinculado à uma unidade administrativa sob a orientação de um supervisor, servidor ou empregado público integrante do órgão ou entidade em que o serviço será prestado. Esse supervisor acompanhará as atividades do voluntário, orientando-o e auxiliando-o em suas atividades e inserção no órgão.

A unidade anfitriã se responsabilizará pela elaboração, assinatura e acompanhamento da execução do Plano de Trabalho do serviço voluntário. Ela também assegurará ao voluntário condições mínimas de trabalho para o desenvolvimento de suas atividades, permitindo-lhe o uso das instalações públicas, dos bens e dos serviços necessários para a execução das tarefas previstas no Programa.

A carga horária semanal, os dias e as horas de serviços do voluntário serão fixados de comum acordo entre o voluntário e a unidade anfitriã em respeito às limitações previstas na legislação brasileira. Ao final do trabalho o voluntário deverá apresentar um artigo relatando e analisando a sua experiência.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA