Incubacoop e Terra Júnior realizarão evento social no bairro Campestre III no próximo sábado

campestre_praça_2

 

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) e a Terra Júnior realizarão, no próximo sábado (5/3), o evento “Associação na Praça“. A ação é voltada para a conscientização dos moradores do bairro Campestre III com relação à preservação ambiental através da metodologia dos 3R’s: reciclagem, reutilização e redução.

O evento será realizado das 8h às 11h, e contará com atrações culturais, shows, estandes temáticos e tendas para maior comodidade do público presente. Os moradores de toda a comunidade estão convidados a participar.

A ação é uma atividade em conjunto com a Associação Comunitária dos bairros Jardim Glória e Campestres I,II,III (ACBJGC) que trabalha em prol da comunidade com ações de recuperação de dependentes químicos e preservação do meio ambiente, através da separação de materiais recicláveis e do cultivo de uma horta agroecológica.

Incubacoop

Projeto de Extensão da UFLA que, desde 2005 auxilia grupos de trabalhadores populares, desempregados que buscam uma recolocação no mercado formal, ou pessoas que já realizam alguma atividade econômica e desejam organizar-se em cooperativas.

A cooperativa é uma alternativa de organização que preconiza a autogestão, a ajuda mútua e os princípios de solidariedade, democracia e igualdade. São unidades de trabalho em que os próprios trabalhadores têm a posse dos direitos de decisão sobre todos os processos, arbitrando entre si as formas de administração, produção e remuneração. O cooperativismo coloca-se então como uma forma mais justa e humana de geração de trabalho e renda.

Terra Júnior

Empresa júnior do Departamento de Agricultura/UFLA que atua no mercado de consultoria e na elaboração de projetos agropecuários há 15 anos. Além de visar à complementação acadêmica, a empresa também promove ações de cidadania, a fim de contribuir na melhoria das comunidades da região.

A empresa, de caráter multidisciplinar, com integrantes dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, também tem o objetivo de estimular a consciência social de todos os membros.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com a colaboração de Marina Chaves – bolsista Proat/ASCOM