Emater promove capacitação na InovaCafé

Diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga, recebe extensionistas em encontro.
Diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga, recebe extensionistas em encontro.

Durante essa semana a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) está recebendo em suas instalações o Encontro de Capacitação de Extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

O encontro teve início na segunda-feira (29/2) e segue até sexta-feira (4/3) abordando vários temas, como: mecanização e comercialização do café, cafés especiais e novos mercados, certificação, concurso de qualidades dos cafés de Minas, entre outros. Cerca de cinquenta extensionistas que trabalham com a certificação do café do Programa Certifica Minas Café, das regiões norte, zona da mata, cerrado mineiro e sul de minas, todas elas produtoras do estado de Minas Gerais, estão participando do evento que é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Estamos procurando levar mais informações para os extensionistas sobre o cenário mundial da cafeicultura e as suas perspectivas. Representantes de outras certificações estão se apresentando durante o evento, para que possamos discutir com eles as possibilidades que existem de integração com o Programa Certifica Minas e como podemos levar mais tecnologia aos produtores”, explica o coordenador técnico estadual de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Canguçu Guimarães.

Participação do Secretário de Agricultura

cafe-evento-2
Participação do secretário João Cruz no evento. Registros feitos pela Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais.

Na manhã de terça-feira (1/3), o Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, João Cruz, participou do segundo dia de capacitação falando sobre o Programa Certifica Minas. Ele traçou um perfil sobre toda trajetória do programa que tem como principal objetivo a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do Estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional.

“O Secretário esteve presente para reforçar o compromisso do estado de Minas com o café. Hoje, o café em Minas Gerais se tornou o produto mais importante do estado; nós superamos o minério de ferro. Diante disso, Minas Gerais não está atualmente em uma crise maior, pela força da cafeicultura. O Secretário veio até aqui trazer essa palavra para nós, sobre importância que tem a nossa atuação para esses resultados” comentou Bernardino.

Parceria

A InovaCafé e a Emater-MG possuem parceria desde a fundação da Agência. “Anualmente a Emater traz os seus técnicos de todo o Estado para atualizações aqui na InovaCafé. O ambiente conspira para isso, uma vez que ações da cafeicultura mineira e brasileira são polarizadas aqui, por causa da densidade do conhecimento que temos em volta. Esse ano, os extensionistas terão a oportunidade de participar, nesta quarta e quinta-feira, do XI Ciclo de Palestras em Cafeicultura promovido pelo Núcleo de Estudo em Cafeicultura (Necaf) em parceria com a InovaCafé”, explica o professor titular da UFLA e tutor do Necaf, Rubens Elias Guimarães.

O diretor da InovaCafé e assessor de inovação e empreendedorismo da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, avalia: “essa parceria possibilita a troca de conhecimento, uma vez que muitas das pesquisas e inovações desenvolvidas na InovaCafé/UFLA têm suas origens e aplicações junto aos produtores capitaneadas pela Emater-MG. Ficamos orgulhosos em receber eventos como esse, que reafirmam a nossa atuação de polarizar ações da cafeicultura no Estado, no País e no mundo”.

Vanessa Trevisan – assessora de Comunicação da InovaCafé