Prorrogado o prazo para inscrições no curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural – CapCAR

capcar2

O prazo para inscrição no Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR) – que venceria no dia 19/1 – foi prorrogado para o dia 24/1. As inscrições podem ser feitas pelo site. O curso tem duração de quatro semanas, carga horária de 40 horas e previsão de início em 1º/2. O treinamento é uma realização do Serviço Florestal Brasileiro/Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Lavras.

A 5ª edição CapCAR oferece 10 mil vagas. Ao todo, já participaram do curso mais de 30 mil pessoas, dentre técnicos de órgãos governamentais, facilitadores, proprietários e posseiros de imóveis rurais.

O CapCAR é realizado no ambiente da Plataforma de Inscrição do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SiCAR, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf, do Departamento de Engenharia Florestal da UFLA.

O curso será ministrado integralmente à distância, por meio de atividades via internet. As aulas consistem em textos explicativos, videoaulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos para que o estudante se sinta seguro na execução das atividades.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e conhecimentos básicos em informática, incluindo uso das ferramentas de navegação na Internet, edição de textos e ferramentas como o Google Earth.

Realizando integralmente as atividades, com aproveitamento adequado, os participantes recebem certificado emito pela UFLA.

Veja um exemplo de videoaula, apresentada pela jornalista Rosana Jatobá.

Cadastro obrigatório – A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis e posses rurais do País, e o prazo de inscrição se encera em 5 de maio de 2016. O cadastro vai permitir acesso aos benefícios e financiamentos governamentais – como o Pronaf, por exemplo – além de ser necessário para a regularização ambiental das propriedades.

O CapCAR contempla apenas a Plataforma Sicar, não tratando das plataformas próprias estaduais de inscrição no CAR (Bahia -BA, Espírito Santo – ES, São Paulo – SP, Pará – PA, Mato Grosso do Sul – MS e Tocantins –TO).

As informações completas estão disponíveis em http://www.ufla.br/capcar/, endereço em que também a pré-inscrição pode ser efetivada.