Equipe do projeto A Magia da Física e do Universo levou oficina Festa das Estrelas a Três Pontas

magia-tres-pontas
Professores Nogales e Karen (à esq.) estiveram com a equipe do projeto A Magia da Física e do Universo em Três Pontas (MG).

Uma equipe de 20 integrantes do projeto A Magia da Física e do Universo viajou até Três Pontas (MG), levando suas atividades aos moradores do Quilombo Nossa Senhora do Rosário. Eles participaram da X Feira de Ciências e Tecnologia no Município – 3º Edição Três Pontas, promovida pela Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP) e pelo Conselho de Desenvolvimento Comunitário do local.

De acordo com a professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA), Karen Luz Burgoa Rosso, uma das coordenadoras do projeto, as ações programadas sofreram adaptações para atender à necessidade da comunidade. “Tivemos um longo período de conversa, em que foi o público que se expressou. Eles falaram muito sobre suas demandas e carências. Em seguida, relatamos um pouco sobre as histórias indígenas de observação do céu e de sua relação com a astronomia. O planetário também fez parte da programação”, relata.

magia-tres-pontas2
Fila para o planetário.

A expectativa da equipe do projeto agora é por uma nova oportunidade de estar com a comunidade. “Nesse primeiro contato, percebemos que é um grupo com necessidades diferentes daqueles com os quais normalmente trabalhamos. São necessidades tanto estruturais quanto de identidade e pertencimento. Percebemos que foi também uma experiência rica para nossos bolsistas”, comenta.

O estudante do curso de Física Marcelo Henrique de Alvarenga estava no grupo e pôde observar que há pessoas na comunidade que não tiveram contato prévio com informações científicas, especialmente as da área de astronomia. “Ao assistir às explicações sobre a formação do Sistema Solar, um senhor relatou nunca ter tido acesso àquele tipo de informação, nunca ter ouvido falar de nada daquilo”, diz.  “Foi realmente um público novo para nós no Projeto”.

A intenção da professora Karen é refletir sobre os relatos que ouviu no local, para então traçar um plano de atividades que possa atender aos anseios dos moradores e, ao mesmo tempo, garantir o compartilhamento do saber científico. Ela também enfatiza que outros projetos de extensão da UFLA, de todas as áreas, podem ter campo fértil de atuação no Quilombo Nossa Senhora do Rosário. “Eles querem muito manter contato com a Universidade e têm diferentes necessidades”.

magia-tres-pontas3As atividades em Três Pontas ocorreram em 5/12. A equipe utilizou transporte da UFLA e saiu do câmpus histórico por volta das 15h, retornando às 22h. “Agradecemos muito pela acolhida que tivemos na comunidade durante as quase três horas de programação”, concluiu a professora.

Sobre o projeto de extensão

Coordenado pelos professores do DFI Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, o projeto de extensão A Magia da Física e do Universo desenvolve atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos. Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Durante os períodos letivos, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.

O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).