Colégio Eleitoral define lista tríplice para o cargo de reitor da UFLA – Scolforo foi referendado com 89,4% dos votos

IMG_0523O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu-se nesta quarta-feira (9/12) para a composição da lista tríplice com os nomes indicados para o cargo de reitor da Instituição na gestão 2016-2020. A lista tríplice, que será enviada para a Presidência da República, foi composta das seguintes indicações ao cargo de reitor: 1ª professor José Roberto Soares Scolforo, 2ª professora Édila Vilela Resende de Von Pinho e 3ª professor José Maria Lima.

A nomeação para a vice-reitoria será delegada ao reitor nomeado, que assume a gestão no final de maio de 2016.

A indicação do professor José Roberto Soares Scolforo foi referendada por 76 votos dos 85 membros do Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário (Cuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, além de dois professores indicados pelas assembleias departamentais.

Para o professor Scolforo, o voto de confiança do Colégio Eleitoral, que referenda a vontade da maioria da comunidade acadêmica, é uma honra e uma grande responsabilidade. “Envidaremos todo o esforço para honrar a confiança recebida. Vamos seguir com muito comprometimento e trabalho, para uma segunda fase de conquistas, consolidando a Instituição ainda mais no seleto grupo das melhores universidades públicas do País e do mundo”.

Como presidente de Colégio Eleitoral, o atual reitor, professor Scolforo, agradeceu aos membros da comunidade acadêmica, da Comissão Eleitoral e aos representantes do Colégio Eleitoral pelo encaminhamento democrático durante todo o processo.

Processo Democrático

A consulta informal à comunidade acadêmica foi realizada no dia 26 de novembro, com a decisão pela reeleição dos professores Scolforo e Édila para a condução da Universidade no próximo quadriênio (2016-2020). Com 63% dos votos válidos, somados todos os segmentos e proporcionalizados, o resultado é histórico para processos de reeleição e o segundo melhor de todas as consultas públicas realizadas na Universidade, menor apenas que o resultado obtido pela própria chapa, em 2011.

Os professores Scolforo e Édila receberam 76,7% dos votos válidos de estudantes (77,5% de graduação e 72,5% de pós-graduação), 66,6% dos votos válidos de professores e 53,4% de votos válidos de técnicos administrativos. Compareceram às urnas 88,6% de professores, 93,3% de técnicos administrativos e 28,3% dos estudantes com direito a voto.