Inovação em Ciência e Tecnologia é tema de palestra na UFLA

palestra-gonzaga-cometA Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco, durante a semana de 23 a 27 de novembro, do I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia (Comet), realizado pelo Departamento de Engenharia da UFLA. O evento teve como temática central a “Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional” e contou com diversas autoridades da área que ministraram palestras e participaram de mesas redondas, caso do professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, assessor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade.

O assessor foi convidado especial em diversos eventos ocorridos durante o I Comet, com destaque para sua palestra “Inovação em Ciência e Tecnologia”, no dia 24, e a mesa redonda do dia 25, momento no qual ele compartilhou experiências e conhecimentos com os engenheiros e professores Luiz Henrique Carvalho Barbosa e Alessandro Fernandes Moreira.

A palestra do professor Luiz Gonzaga contou com temas como as tecnologias relevantes para o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Ele abordou diversos assuntos e enfatizou para o público a importância da criatividade no mercado atual: “Nós não temos limitações, precisamos pensar coisas novas”, afirmou Gonzaga. Ele estimulou o desenvolvimento da criatividade, dando dicas aos participantes, tornando a palestra didática a atraente, evolvendo todo o público presente com a união da teoria e prática.

Um outro ponto abordado na ocasião foi a diferença entre Inovação e Criatividade. O professor afirmou que “a base da inovação é a colaboração, ou seja, é preciso ter uma equipe pensando de forma coletiva”. Gonzaga foi além, dizendo, também, que “reinventar substitui o melhorar, é buscar um novo caminho”.

Para o assessor, há diversas ações e projetos em andamento dentro e fora da UFLA na área de Inovação e Empreendedorismo e adiantou alguns, como a nova disciplina de Propriedade Intelectual, que é oferecida obrigatoriamente a todos os alunos do Programa de Pós-Graduação da Universidade, o Núcleo de Empreendedorismo, uma parceria do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, cujo objetivo é preparar, capacitar e qualificar os acadêmicos da graduação para serem empreendedores de sucesso. Essas e diversas outras ações que a assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA estão fazendo são para intensificar a construção da cultura empreendedora no campus, em Lavras e região.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA