Inbatec/UFLA participa da III Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação e lançamento da plataforma Mentorar

RMIA III reunião anual da Rede Mineira de Inovação (RMI), realizada no último dia 26 em Belo Horizonte (MG), contou com a participação e representatividade da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), que desfrutou de uma rica programação, incluindo o lançamento da plataforma Mentorar, apresentada na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Além de aproximar e fortalecer as instituições integrantes do ecossistema de tecnologia, empreendedorismo e tecnologia de Minas Gerais e criar um ambiente de troca de informações e experiências, a reunião também teve o objetivo de debater temas de relevância para o futuro do movimento em Minas Gerais, esclarecer dúvidas e apresentar resultados e novos projetos e parcerias.

A Inbatec foi representada pela sua gerente administrativa, Raphaela Ribeiro, pela jornalista Amanda Castro, e pelo seu programador web, Rennan Campos. A equipe participou, no período da manhã, de uma capacitação para gestores com o tema “Boas práticas de aceleração e processos mais rápidos e dinâmicos na incubadora de empresas”. As atividades do período da tarde foram iniciadas com o Lançamento da Rede Mineira de Mentoria e da Plataforma Mentorar (Programa de Mentoria Fiemg, Sebrae e RMI), com a presença de diversas autoridades do poder executivo e legislativo, assim como grandes empresários mineiros e incubadoras de Minas. A plataforma em questão serve para conectar empreendedores de incubadoras e empresários experientes e com carreiras consolidadas em um ambiente virtual de troca de informações, orientação e compartilhamento para o sucesso nos negócios.

Ainda no período da tarde, os associados da RMI participaram da apresentação da Agenda Estratégica da Rede para o biênio 2016/2017, votaram no aumento da anuidade, previsto para o próximo ano, e o local da próxima reunião, a ser realizada na cidade de Uberaba (MG).

Para a gerente da Inbatec, Raphaela Ribeiro, a presença nos eventos da Rede nos possibilita agregar novidades do mundo da Inovação em nosso contexto de atuação. Este encontro dá visibilidade às ações e práticas de sucesso de incubadoras e empresas incubadas, servindo de inspiração e motivação para darmos continuidade e aprimorarmos nosso trabalho.

A Inbatec faz parte de um amplo programa de inovação da UFLA, cujo objetivo é apoiar as iniciativas empreendedoras, de modo a ampliar a transferência de tecnologia e o incentivo à sua aplicabilidade. A Incubadora da Universidade Federal de Lavras veio suprir uma demanda da Instituição no sentido de amparar projetos inovadores com grande potencial de mercado.

A participação da Inbatec em eventos como esses corrobora com o fortalecimento do movimento empreendedor de Lavras, além de ser uma ótima oportunidade para fortalecer e ampliar as parcerias da Incubadora e de se atualizar sobre o universo empreendedor de Minas. Nesse sentido, cada passo que a Inbatec dá representa um nível de maturidade em direção à melhoria contínua.

Amanda Castro – jornalista. Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA