Startup firma parceria com Associação Comunitária para promover coleta seletiva de resíduos em repúblicas

A LOCS foi criada durante a segunda edição do Programa Startup CIM e está em fase de desenvolvimento durante dois meses no Centro de Inteligência em Mercados (CIM)

Equipe da LOCS e Associação firmam parceria

A UFLA está em constate crescimento, tanto em sua estrutura física quanto em número de alunos – consequentemente, o consumo no município de Lavras aumentou, assim como o volume de resíduos. Pensando nisso, uma equipe formada por estudantes de graduação da UFLA decidiram criar a LOCS, com o objetivo de prestar um serviço de logística em coleta seletiva visando atingir as repúblicas da cidade.

“As parcerias com a Associação e Conselho de Repúblicas foram vitais para a realização e validação do projeto. As repúblicas que participam e as que tiverem interesse em participar estarão estreitando os seus laços com a comunidade lavrense e receberão incentivos financeiros como descontos em eventos e no comércio. A empresa Verde Campo foi também uma grande parceira, que doou recipientes para serem distribuídos entre as repúblicas, utensilio que servirá para facilitar a separação dos resíduos”, explicou o estudante do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Heitor Parreiras, idealizador do projeto.

Para viabilizar a execução do projeto, foi firmada uma parceria com a Associação Comunitária dos Bairros Jardim da Glória e Jardim Campestre I, II e III (ACBJGC), que irá operacionalizar a coleta. Isso gerará receitas que vão contribuir com a execução de serviços sociais realizados pela Associação, tais como a reabilitação e ressocialização de pessoas intolerantes ao uso de álcool.

A primeira coleta foi realizada no dia 19 de outubro. Inicialmente 16 repúblicas integrantes do Conselho de Repúblicas serão atendidas para testar e aprimorar a atuação da startup LOCS. A Associação fará também a coleta seletiva do óleo usado nas repúblicas. Esse material, que seria descartado de forma incorreta, se tornará insumo para a produção de sabão através do trabalho dos voluntários do Grupo de Apoio as Pessoas Intolerantes ao Uso e Abuso do Álcool (Grapia).

“A proposta é sensacional e une um trabalho ambiental com as repúblicas, apresentando um modelo de negócios inovador. Estamos realizando um trabalho único e pioneiro no município com esse público. A startup apresentou uma proposta efetiva que poderá ser replicada em diversas cidades universitárias”, pontuou o mentor e coordenador do Programa Startup CIM, Gustavo Palau.

Programa

O Startup CIM é promovido pelo Laboratório de Inovação Empreendedora através do Centro de Inteligência em Mercados (CIM). As cinco melhores ideias apresentadas durante a segunda edição do programa estão em fase de desenvolvimento no CIM. A terceira edição do programa está prevista para janeiro de 2016 e o processo seletivo será iniciado na primeira semana de dezembro. Saiba mais sobre o processo na página do CIM no Facebook.

Vanessa Trevisan – Jornalista – Agência de Inovação do Café (InovaCafé)