Museu Bi Moreira recebe exposição sobre Agricultura Familiar

museu-bi-moreira-abertoO Museu Bi Moreira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebe mais uma exposição itinerante – “A Agricultura Familiar” – que estará aberta ao público a partir desta sexta-feira (27) e poderá ser visitada até 18/12.

A exposição tem o objetivo de destacar a imagem da agricultura familiar e da pequena agricultura, mostrando sua importância no mundo e, mais especificamente, nos países em desenvolvimento. Ela também busca explicar de que forma a agricultura familiar pode lidar com os desafios do emprego e da luta contra a pobreza, da segurança alimentar, da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, do aquecimento climático.

A agricultura familiar representa mais de um bilhão de agricultores. É, de longe, o maior setor de atividade de todos os países do Sul. Por isso ,a atividade continua sendo central nas diversas agriculturas do mundo.

A exposição é uma realização do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Ministério Francês dos Assuntos Estrangeiros, Instituto Francês, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

Na UFLA, a exposição conta com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

O Museu Bi Moreira fica no câmpus histórico da UFLA e seu funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. Estará parcialmente aberto ao público até 18/12 para acolher os visitantes da exposição. Visitas escolares podem ser agendadas por meio do telefone: (35) 3829-1205.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.