Campanha de arrecadação de água para atingidos por rompimento de barragens é feita na UFLA – participe

Nesem, GEN e Conselho de Repúblicas estão à frente desta iniciativa

Membros do GEN recebem doações no Dep. de Biologia
Membros do GEN recebem doações no Dep. de Biologia

O rompimento de duas barragens no município de Mariana, ocorrido no dia 5, causou comoção nacional por ter devastado dois distritos e pelo vazamento de lama com rejeitos de mineração em rios de Minas Gerais e Espírito Santo. Diversas pessoas e instituições têm se solidarizado para arrecadar materiais às pessoas afetadas, e uma dessas campanhas é realizada na UFLA: o Conselho de Repúblicas, o Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN) e o Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem) estão coletando água para distribuir aos atingidos .

A doação de garrafas e galões de água mineral pode ser feita até a próxima segunda-feira (23), em um dos seguintes locais: na sede do GEN (Departamento de Biologia), Laboratório de Sementes (Setor de Sementes/DAG) ou uma das 22 repúblicas integrantes do Conselho.

Doação de garrafões chega ao DBI, um dos pontos de entrega
Doação de garrafões chega ao DBI, um dos pontos de entrega

Para facilitar a participação de doadores, os organizadores também recebem dinheiro, com o qual comprarão água. Toda a água arrecadada está sendo armazenada na Usina de Beneficiamento do Setor de Sementes e será levada a Mariana em um veículo disponibilizado pela UFLA.

Cartaz da campanha - compartilhe essa ideia!
Cartaz da campanha – compartilhe essa ideia!

Entregar as doações em Mariana, bem como limitá-las à água, foram estratégias traçadas pelos núcleos de estudo e o Conselho de Repúblicas em uma reunião feita nesse final de semana: “A solidariedade de todos tem garantido muitos donativos. As instituições que os recebem orientam que as doações, neste momento, sejam preferencialmente água. Além disso, a região de Mariana está mais ‘isolada’ que outras áreas que já vêm recebendo amplo apoio de instituições”, diz a professora Heloisa Oliveira dos Santos (DAG), integrante do Nesem. A água será repassada à Defesa Civil de Mariana, que fará a distribuição conforme necessidade detectada nas localidades atingidas.