Concurso mobiliza comunidade acadêmica da América Latina e do Caribe – o tema são as Ilhas Malvinas

concurso-malvinasGravar um vídeo de, no máximo, um minuto falando sobre o tema “Malvinas, uma causa regional e global”: ao aceitar esse desafio, membros da comunidade acadêmica de toda a América Latina e do Caribe podem participar do concurso lançado pelo Consulado Geral da República Argentina. Os vídeos podem ser inscritos até 23/11 e os dois melhores garantirão a seus autores como prêmio uma viagem a Nova York, Estados Unidos (EUA).

As inscrições devem ser feitas enviando-se o link do material para os e-mails cbelo@mrecic.gov.ar e contato@embaixadaargentina.org. O vídeo deverá estar hospedado em plataformas como YouTube, Facebook, WeTRansfer, Dropbox ou GoogleDrive. Além do link, a mensagem deverá conter as seguintes informações do participante: nome e sobrenome, data de nascimento, documento de identificação, nacionalidade, país de residência, domicílio, número de telefone, entidade educativa ou acadêmica da qual participe e outros eventuais dados de contato.

Os vídeos passarão por uma pré-seleção. A Chancelaria Argentina será responsável por determinar os dois vencedores, que viajarão em julho de 2016 e poderão participar da sessão do Comitê de Descolonização da Organização das Nações Unidas (ONU), quando haverá abordagem do tema “Malvinas”.

O propósito da iniciativa é comemorar o 50º aniversário de adoção da Resolução 2065 (XX) da Assembléia Geral das Nações Unidas. A decisão reconheceu a existência de disputa entre Argentina e Reino Unido pela soberania sobre as Malvinas e estimula as duas partes a encontrar uma solução pacífica, por meio de negociações bilaterais que levem em consideração os interesses dos habitantes da ilha. O concurso tem, ainda, a função e agradecer os apoios recebidos pela Argentina no que se refere à questão.

Consulte o regulamento.

Saiba mais: A questão das Malvinas