Pesquisadora do Reino Unido fará palestra na UFLA sobre acreditação de hospitais

Professora Sara Melo vai proferir na UFLA a plestra O impacto da acreditação dos hospitais na melhoria dos cuidados de saúde prestados
Professora Sara Melo vai proferir na UFLA a palestra “O impacto da acreditação dos hospitais na melhoria dos cuidados de saúde prestados”.  

Estudantes, professores, pesquisadores e gestores na área de saúde terão uma oportunidade de conhecer a realidade de um hospital universitário europeu e debater o impacto da acreditação com uma especialista. No dia 12 de novembro, às 17 horas, será realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma apresentação da professora Sara Melo, da Business School da Queen’s University Belfast, Reino Unido.

A palestra está sendo organizada pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Daniela Meirelles Andrade (DAE/UFLA) e André Pimenta Freire (DCC/UFLA).

A palestra abordará o tema “O impacto da acreditação dos hospitais na melhoria dos cuidados de saúde prestados – o caso de um hospital universitário”.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). A palestra será proferida em português.

Estudo de caso

A maior parte da pesquisa realizada sobre o impacto da acreditação no desempenho dos hospitais tem-se baseado em estudos quantitativos de larga escala. Dada a escassez de estudos qualitativos sobre esta temática, pouco se sabe acerca de como os processos de acreditação efetivamente contribuem para a melhoria da qualidade na prática. Utilizando um estudo de caso de um hospital universitário em Portugal, esta palestra tem como objetivo explorar as dinâmicas através das quais a acreditação conduziu a uma melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados. No hospital em estudo a acreditação contribuiu para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde em geral e, mais especificamente, para uma melhoria da segurança do paciente, uma vez que a acreditação promoveu a reflexão, uma maior estandardização das práticas clinicas e um maior enfoque na melhoria da qualidade. Os resultados também sugerem que o impacto positivo da acreditação na melhoria da qualidade foi muito influenciado pela forma como o hospital implementou o processo de acreditação, assim como pelo fato de que vários dos processos exigidos pelo processo de acreditação já existiam no hospital, ainda que por vezes informalmente.

A palestrante

Sara Melo, PhD, é docente na Escola de Gestão da Queen’s University Belfast, no Reino Unido. Antes de se mudar para Belfast, foi pesquisadora e gestora de um projeto de pesquisa no Trinity College Dublin (Irlanda) e docente na Escola de Gestão da University of York (Reino Unido), onde completou o seu doutorado. Os seus interesses de pesquisa incluem a gestão da saúde, inovação e aprendizagem organizacional. É coautora do livro “Quality Management and Managerialism in Healthcare: A Critical Historical Survey”, publicado em 2014 pela Palgrave Macmillan.

Data: 12/11/2015 (quinta-feira)

Hora: às 17 horas

Local: Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação

Entrada gratuita