Lavrastec: prefeito municipal e assessor de Inovação da UFLA visitam obras

Prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, e o assessor de Inovação da UFLA, prof. Luiz Gonzaga de Castro Júnior, na Inovacafé

O Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) recebeu a visita do prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, no último dia 16. A visita foi acompanhada pelo assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, e teve por objetivo acompanhar o andamento das obras na Parque.

O prefeito e o anfitrião visitaram, além das obras do Parque, a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e a sede administrativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), que também abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA) e a sede administrativa do Lavrastec.

Segundo o assessor, a visita do prefeito foi “bastante positiva: o prefeito visitou todas as instalações do Lavrastec, fez diversas perguntas sobre as empresas que irão participar do Parque, sobre as estruturas e a parte de apoio a ser oferecido a elas”.  Luiz Gonzaga ressaltou ainda que acredita que “o Parque será o grande diferencial da inserção da UFLA no mercado. É ele quem vai criar essa interface, será o catalizador da curltura empreendedora na Universidade. O fato de abrigar empresas grandes, com alto grau de inovação, vinculandas à UFLA, dará uma dinâmica diferenciada para a criação da cultura e do ecossistema inovador e empreendedor e, concomitante, isso irá ampliar a renda da sociedade e melhorar o nível de emprego da comunidade”, destacou.

lavrastec-outubro-2015
Estrutura do Lavrastec em construção

O Parque tem por objetivo impulsionar a promoção e o desenvolvimento da pesquisa e da inovação tecnológica, além de propiciar a geração de oportunidades no município de Lavras e região. Dessa forma, almeja atrair empresas que invistam em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de produtos, serviços e processos inovadores voltados para Agronegócio nas áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Tecnologia e Gestão Ambiental e Engenharias.

Histórico

O Parque Científico e Tecnológico de Lavras surgiu no ano de 2005 através do programa de Implantação de Parques Tecnológicos do Governo de Minas Gerais. O projeto resultou em uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura Municipal de Lavras e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG). Com as obras em andamento, o Parque tem conclusão prevista para o ano de 2016. A estrutura deverá atrair empresas-âncora para a instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento, além de abrigar as empresas já em processo de incubação, empresas juniores articuladas na Universidade e outras, que se qualifiquem no processo para implantação no Parque.

Amanda Castro – jornalista. Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA