UFLA na Comunidade: PET Administração realiza palestras nas escolas de Lavras

pet-no-firmino-costa
PET Administração na Escola Estadual Firmino Costa.

Com o objetivo de aproximar os alunos das escolas de Lavras com a vida universitária, o Programa de Educação Tutorial de Administração (PET Administração), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), colocou em prática, mais uma vez, o projeto “Universidade x Ensino Médio“. Integrantes do Programa estiveram na Escola Estadual Cinira Carvalho na última semana.

Foram dois dias de palestras, em que os estudantes da UFLA conseguiram passar aos jovens alunos informações sobre as formas de ingresso em universidades, exemplos de cursos oferecidos na UFLA, entre outras questões. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e entender um pouco mais sobre o funcionamento da vida acadêmica.

Universidade x Ensino Médio

O projeto de extensão é um dos mais antigos do PET Administração, sendo realizado desde o ano 2000. “Nessa época, o foco do projeto era intervir na

PET Administração na Escola Cinira de Carvalho.
PET Administração na Escola Estadual Cinira de Carvalho.

formação dos estudantes do Ensino Médio noturno de Lavras por meio de ações, permitindo treinamento em atividades profissionais próprias ao funcionamento das empresas com foco na informática, pois, na época, havia uma carência de informação nesse setor por parte da sociedade”, relata a equipe do Pet.

No decorrer dos anos, o modelo e o objetivo do projeto foram se modificando e, atualmente, considerando a rápida expansão do ensino superior no país e o aumento significativo no número de vagas na universidade, o projeto tem por objetivo desenvolver atividades que promovam a aproximação do estudante do Ensino Médio com a Universidade.

O projeto envolve visitas frequentes a escolas estaduais de Lavras, como Firmino Costa, Azarias Ribeiro e Cinira Carvalho, com a finalidade de levar informações sobre como ingressar em uma universidade a partir do Pas, do Sisu e de outros processos. Busca também informar a diferença entre ensino superior público e privado; apresentar cursos de graduação e a

PET Administração na Escola Estadual Azarias Ribeiro.

diferença entre ensino técnico e ensino superior, além de diversas outras informações relevantes sobre a vida acadêmica.

Escolas interessadas em receber as palestras dos estudantes que fazem parte do Pet Administração podem entrar em contato pelo e-mail petadmufla@gmail.com ou pela página do facebook. Atualmente, o projeto possui como tutora a discente do Departamento de Administração e Economia (DAE) Cléria Donizete da Silva Lourenço.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.

box_extensao