Reforço à internacionalização: dois novos professores foram empossados para atuar no ensino da Língua Inglesa

O servidores empossados foram recebidos Foto: Mateus Lima.
Cerimônia de posse foi presidida pela vice-reitora, com a presença de representantes da Comissão de Ética, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas  (PRGDP) e da CPPD . Foto: Mateus Lima.

As atividades do Programa de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ganharam mais um reforço na última semana. Dois novos professores tomaram posse na instituição. Eles irão contribuir com a oferta de disciplinas eletivas de língua inglesa para estudantes da graduação da Universidade e de cursos para servidores. Ficarão lotados no Departamento de Educação (DED).

Os professores Rubens Lacerda de Sá e Gasperim Ramalho de Souza foram empossados em cerimônia realizada no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, na quinta-feira (15/10). Gasperim, que é especialista no ensino do Inglês, é de Belo Horizonte e mostrou-se feliz com as novas perspectivas. “Espero poder contribuir muito para essa nova etapa da Universidade”, resumiu. Já Rubens é de São Paulo e também chega motivado. “Projetos novos são sempre desafiadores. Gosto muito da ideia de poder contribuir com esse trabalho”.

A oferta de disciplinas relacionadas à língua inglesa para estudantes da graduação, como estratégia para fortalecer as ações de Internacionalização da UFLA, começou em 2014, após a posse das professoras Catarina Dallapicula e Jamila Viegas Rodrigues. As procura pelas aulas tem registrado uma média de 27 a 30 alunos interessados para cada vaga oferecida. “A chegada de Rubens e Gasperim vai contribuir para que possamos aliviar a sobrecarga de trabalho a atender a mais uma parte dessa demanda”, explica a professora Catarina, que estava presente na cerimônia de posse. Em 2015, as atividades desenvolvidas incluíram também a formação das primeiras turmas de servidores, dentro do Plano Anual de Capacitação de Servidores. “A perspectiva é de que em 2016, os novos professores passem também a atuar com esse público”, complementa Catarina.

Após as assinaturas dos termos de posse e de compromisso ético, os profissionais receberam as boas-vindas dos membros da mesa de honra. A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, enfatizou a importância das posses para o programa de Internacionalização e destacou o desafio de se promover o crescimento institucional mantendo-se a alta qualidade pela qual a UFLA é reconhecida. “Esse desafio é de todos nós. Com o comprometimento e o envolvimento de toda a equipe, teremos sucesso”, disse. Édila também ressaltou o número de servidores que ingressaram na Universidade nos últimos três anos e meio: “Tomaram posse, nesse período, 190 professores de 271 técnicos administrativos, números expressivos se considerarmos que o quadro hoje possui 621 professores e 566 técnicos administrativos”.

O presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professor Nilton Nagib Jorge Chalfun, o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Francisco Vilela Zouein e a representante da Comissão de Ética Carolina Valeriano de Carvalho também integraram a mesa de honra. Professor Nagib explicou as atribuições da Comissão, deixando seus serviços à disposição dos novos docentes.