Programa Fulbright oferece oportunidade a profissionais formados em Letras

INTERNACIONALIZACAO2Profissionais graduados em Letras (bacharelado ou licenciatura) têm a oportunidade de passar nove meses nos Estados Unidos (EUA)para auxiliar no ensino da Língua Portuguesa em universidades norte-americanas. O Programa Fulbright  “Professor assistente de língua portuguesa nos EUA (FLTA)” oferece 20 bolsas para a atividade. Os interessados devem se inscrever até 20/10 no site do Programa.

Para participar, é necessário ter nacionalidade brasileira (sem possuir também nacionalidade norte-americana); ser residente no Brasil no momento da candidatura; ter concluído o curso de Letras/Inglês ou Letras/Português após 31/12/2010; não receber (ou ter recebido) auxílio financeiro da Comissão Fulbright, do Governo Federal ou de outras entidades brasileiras com o mesmo objetivo; e apresentar proficiência em inglês (Toefl – ITP mínimo de 550 pontos, Toefl iBT mínimo de 79 pontos; ou IELTS (International English Language Test System) com nota mínima de 6 pontos.

Durante a inscrição, o candidato deve anexar documento de identificação pessoal com foto, currículo em inglês com até três páginas, diploma e histórico da graduação, três cartas de referência em inglês (modelo disponível) e comprovante do teste de proficiência em língua inglesa. Outros documentos podem ser solicitados pela Fulbright, conforme detalhado no Edital.

A seleção terá uma fase nacional e outra internacional. Na primeira, haverá verificação dos documentos, análise do mérito técnico-científico e entrevistas (por videoconferência ou telefone). Na segunda etapa, os inscritos deverão ser aprovados no Board do Programa Fulbright nos EUA. O resultado final da seleção está programada para o período de abril-maio de 2016.

O Programa prevê benefícios para moradia, anuidade e taxas acadêmicas, alimentação, seguro-saúde, além de passagem aérea de ida e volta ao Brasil. Além de incrementar o ensino do Português nas instituições norte-americanas, os selecionados contribuirão para estimular o interesse da comunidade local pelo Brasil, frequentarão disciplinas relativas à cultura e à história dos EUA, assim como outras de seu interesse .

Pela mesma iniciativa da Fulbright, a UFLA recebe professoras americanas que auxiliam no ensino da Língua Inglesa. Leia mais:

Ciclo concluído – americanas que atuavam com o ensido de Inglês na UFLA voltam aos EUA.

Estudantes da UFLA têm a oportunidade de aprimorar o Inglês com professoras americanas.

ETAs americanas estão na UFLA para dar apoio ao ensino da Língua Inglesa.