Primeira tese de dupla titulação entre UFLA e Universidade de Hasselt (Bélgica) é defendida

wesley-rangel1Wesley de Melo Rangel, que defendeu sua tese de doutorado na última sexta-feira (11), é o primeiro pesquisador a receber a dupla titulação pela UFLA e a Universidade de Hasselt – UHasselt (Bélgica), devido a um acordo entre ambas as instituições. O discente, sob orientação da professora Fátima Moreira (DCS), defendeu a tese “Metal tolerant bactéria with plant growth promoting traits isolated from mining areas” pelo programa de pós-graduação em Microbiologia Agrícola.

Participaram da banca os docentes: Jaco Vangronsveld e Nele Weyens, da UHasselt; Maria Rita Scotti Muzzi, da UFMG; Patrícia Gomes Cardoso, do Departamento de Biologia da UFLA; e Fábio Lopes Olivares, da Uenf. Também esteve presente o professor Tadayuki Yanagi Junior, representando a Direção Executiva da UFLA.

wesley-rangelNa abertura, a professora Fátima destacou o fato de ser a primeira tese defendida no âmbito desse acordo de cooperação. “A diplomação para duas universidades incentiva tanto a ida quanto a vinda de pesquisadores. E a UHasselt está bastante receptiva com essa cooperação, que reforça a atitude da UFLA na busca por parcerias importantes e consolidadas”, disse a professora.

A dupla titulação foi uma “oportunidade única”, de acordo com Wesley: “Foi uma maneira de unir a excelente formação oferecida pela UFLA com a experiência da UHasselt, referência na área de recuperação de áreas degradadas”, declarou.

Para o desenvolvimento da tese, Wesley pesquisou bactérias isoladas existentes áreas de mineração no noroeste de Minas Gerais. Constatou-se que as bactérias estudadas são capazes de promover o crescimento de plantas e podem ser ferramentas para auxiliar na revegetação das áreas degradadas pela mineração. Também foi feito o sequenciamento genético das bactérias isoladas que se mostraram mais promissoras, a fim de identificar as características genéticas que beneficiam o crescimento das plantas.

A UHasselt é uma prestigiada universidade da Bélgica. Ela atrai pesquisadores internacionais devido à excelência de seus programas, credenciados como excelentes pela Organização de Credenciamento dos Países Baixos e de Flandres.